A Europa a caminho de mais uma vaga
O número de novas infeções pelo novo SARS-CoV-2 está a subir desde o início de novembro e começa a preocupar. Parece ser cada vez mais certo que Portugal pode estar a entrar na referida 5.ª vaga.
Segundo o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a manter-se esta taxa de crescimento a nível nacional, “estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias”.
“O agravamento da situação epidemiológica na Europa e o aumento da intensidade epidémica em Portugal deve condicionar um aumento do nível de alerta do sistema de saúde para aumentos de procura de cuidados de saúde no próximo mês”, referia ainda o documento.
E nos hospitais já se começa a sentir a pressão: além do frio, da gripe e outras doenças respiratórias que levam cada vez mais pessoas a procurar ajuda médica, começa também a verificar-se um aumento de doentes com covid-19 a precisarem de internamento. Só de sábado para domingo verificaram-se mais 41 internamentos em enfermaria e mais seis em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
Uma subida nos casos era, porém, esperada, já que se previa que o levantamento das restrições se refletisse nos números e já há alguns especialistas que defendem um aumento das medidas de proteção.
O total dos internamentos registados é o mais alto desde 20 de setembro e Portugal não tinha um número de mortes por covid-19 igual ao de hoje (15) desde 26 de agosto. Os internados têm vindo a aumentar ao longo da última semana, já que o dia 6 de novembro (um sábado) foi o último a registar uma diminuição das pessoas que deram entrada nos hospitais.
Quanto aos internamentos em UCI, já não registava um número tão alto (75 internados à data de hoje) desde 27 de setembro, data em que estavam 79 pessoas nestas unidades.
Por forma a tentar reforçar a proteção contra a covid-19 em idosos, o processo de vacinação da terceira dose deverá acelerar nos próximos dias com o funcionamento diário dos centros de vacinação. Este fim de semana também já teve inicio a Casa Aberta para pessoas com mais de 80 anos, que deixaram assim de precisar de marcação. Amanhã arranca ainda o reforço da vacinação dos profissionais de saúde.
A preocupação com uma nova vaga está a aumentar por toda a Europa, depois do registo do maior aumento semanal de casos desde o início da pandemia. Por isso mesmo, durante três semanas os Países Baixos vão estar em confinamento parcial e, para conter a propagação, bares e restaurantes voltam a encerrar mais cedo. Os eventos desportivos também vão deixar de ter público, mas as escolas continuarão abertas. A urgência agora é aliviar a pressão dos hospitais, quando cerca de 85% da população adulta holandesa já foi totalmente vacinada.
Já na Alemanha foi atingido um novo pico de infeções, com mais de 33 mil casos num dia. Assim, com 289 casos por 100.000 pessoas, a taxa de contágios atingiu hoje um novo recorde no país mais populoso da Europa, segundo o Instituto de Saúde Robert Koch.
A possibilidade de uma nova vaga está a preocupar as autoridades e há responsáveis políticos que admitem que esta “vai causar mais mortes do que alguma vez” aconteceu ao longo da pandemia.
A chanceler Ângela Merkel apelou assim no sábado a um “esforço nacional” para combater a covid-19, através da vacinação, numa altura em que a Alemanha regista uma taxa de cidadãos com vacinação total de apenas 67,5%.
Perante o novo pico de casos, o país está a preparar o regresso ao teletrabalho, segundo um projeto de lei do Governo para deter uma nova vaga. De acordo com projeto de lei, os empregadores alemães serão obrigados a oferecer a possibilidade de teletrabalho, exceto quando exista uma “razão imperiosa” de ir ao local de trabalho e todas as pessoas que se desloquem aos locais de trabalho serão “convidadas a provar que estão vacinadas ou a apresentar um teste negativo”.
O Governo alemão está ainda a ponderar limitar o acesso a certos eventos apenas a pessoas vacinadas ou que recuperaram da doença, segundo avançam media alemães. Este projeto de lei deverá ser apresentado no parlamento alemão para aprovação na quinta-feira.
A Áustria, por exemplo, vai colocar em confinamento milhões de pessoas não vacinadas. O início do confinamento está marcado para esta meia-noite, com o objetivo de abrandar a propagação do novo coronavírus no país. Esta medida proíbe os não vacinados maiores de 12 anos de saírem de casa, exceto para trabalhar, fazer compras, dar um passeio ou para serem vacinados.
Com as unidades de cuidados intensivos numa situação crítica e com uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa central, as autoridades austríacas receiam que o pessoal hospitalar já não seja capaz de lidar com o aumento de doentes.
Por cá, a ministra da Saúde, Marta Temido, também já admitiu que “todos os cenários” estão em aberto, em relação à quinta vaga da pandemia de covid-19, apelando à toma da terceira dose da vacina para os maiores de 65 anos.
“Os cenários têm de estar todos em aberto. Não o desejamos. Desejamos que não tenhamos de ter essa conversa [novos confinamentos], desejamos que numa próxima reunião de peritos possamos ter informação que evidencie que estamos a conseguir controlar a situação”, afirmou.
Existem ainda várias medidas que podem ajudar no controlo da situação e que estão nas nossas mãos, como as medidas de prevenção não farmacológicas, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos e Marta Temido apelou ao seu cumprimento e à “vacinação da população elegível, o quanto antes, de forma a estarmos o mais protegidos possível”.
- 22:44
- O Presidente da República afirmou hoje que "a luta continua" e disse acreditar na qualificação de Portugal para o Mundial2022 de futebol, depois de ter sido relegada para os 'play-offs', ao perder com a Sérvia em casa.
-
- 21:53
-
Mundial2022: Espanha assegura 16.ª presença em fases finais
A Espanha assegurou hoje a sua 16.ª presença em campeonatos do mundo de futebol, a 11.ª consecutiva, ao vencer por 1-0 na receção à Suécia, na oitava e última jornada do Grupo B de qualificação europeia.
-
- 21:44
-
Portugal perde com a Sérvia e vai jogar os 'play-offs' como cabeça de série
A seleção portuguesa de futebol foi hoje relegada para os ‘play-offs’ de apuramento para o Mundial de 2022, ao perder por 2-1 na receção à Sérvia, que se qualificou, no último jogo do Grupo A europeu de apuramento.
-
- 21:29
-
Covid-19: Quase 45 mil pessoas receberam reforço da vacina este fim de semana em Portugal
Quase 45 mil pessoas com 65 ou mais anos receberam, hoje e no sábado, a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em Portugal, elevando para mais de meio milhão as doses administradas, anunciou a Direção-Geral da Saúde.
-
- 20:53
-
Existem casos de abuso na Igreja portuguesa, mas não se sabe quantos. "Um que fosse era grave", diz D. Américo Aguiar
D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, falou em entrevista no Jornal das 8, na TVI, sobre os casos de abuso sexual na Igreja Católica, depois de a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciar a criação de uma comissão nacional para investigar o tema.
-
- 20:20
-
Legislativas: Rangel diz que voto no PS é "inútil" e acredita numa vitória do PSD
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel afirmou hoje em Faro que o voto no PS é um "voto inútil" e disse acreditar que o PSD pode "causar uma grande surpresa" e vencer as próximas eleições legislativas.
-
- 19:39
-
Surpresa nas eleições na Bulgária com movimento anticorrupção perto de conservadores
O movimento Continuamos a Mudança, lançado há apenas umas semanas, surpreendeu hoje os eleitores na Bulgária, ao seguir de perto os conservadores nas terceiras eleições no país este ano, de acordo com as sondagens à boca das urnas.
-
- 19:27
-
Alemanha prepara reintrodução da norma do teletrabalho para travar nova vaga da pandemia
A Alemanha está a preparar o regresso ao teletrabalho, segundo um projeto de lei do Governo para deter uma nova vaga da pandemia covid-19, depois de o ter levantado em julho deste ano, noticia hoje a agência France-Presse.
-
- 19:08
-
"Fim de semana especial", mas Rossi prevê "semanas e meses difíceis"
O piloto italiano Valentino Rossi, nove vezes campeão do mundo, anteviu hoje umas "próximas semanas e meses difíceis", após a sua melhor corrida do ano (10º), na 18.ª e derradeira etapa do Mundial de MotoGP, em Valência, Espanha.
-
- 18:43
-
Hamilton bate Verstappen e vence Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1 e recuperou sete pontos ao holandês Max Verstappen (Red Bull), que foi segundo, na luta pelo título mundial.
-
- 18:39
-
UE condena "nos termos mais fortes" violência contra manifestantes no Sudão
A União Europeia (UE) condenou hoje, "nos termos mais fortes", a violência de que foram alvo vários manifestantes civis pacíficos que protestavam no sábado contra o golpe de Estado dos militares no Sudão, no passado dia 25 de outubro.
-
- 18:20
-
Migrações. Polónia, Lituânia e Letónia consideram pedir consulta de emergência à NATO
A Polónia, a Lituânia e a Letónia estão a considerar pedir à NATO uma consulta de emergência, numa altura em que estão a lidar com uma tensa situação nas suas fronteiras com a Bielorrússia, ocupadas atualmente por migrantes.
-
- 17:47
-
Bielorrússia: UE assinala importância de proteção das pessoas na fronteira
O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, assinalou hoje a importância de proteger as pessoas na fronteira entre a Bielorrússia e a UE, durante uma chamada com o ministro dos Negócios Estrangeiros bielorrusso.
-
- 17:41
-
Explosão de veículo em Liverpool provoca um morto e um ferido. Três homens foram detidos
A polícia inglesa está a investigar a explosão de um veículo hoje ocorrida em Liverpool, no norte de Inglaterra, da qual resultou um morto e um ferido, num incidente que, para já, não tem cariz terrorista.
-
- 10:23
-
Covid-19. Rússia regista mais de 1.200 mortes diárias pelo quinto dia consecutivo
A Rússia registou hoje mais de 1.200 mortes por covid-19, pelo quinto dia consecutivo, numa semana em que o país ultrapassou por três vezes o máximo de óbitos diários desde o início da pandemia.
-
- 10:07
-
Associação de retalho espera níveis próximos aos de 2019 numa BlackFriday em que pode haver escassez
A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) afirmou estar “moderadamente otimista” com a ‘BlackFriday’, esperando níveis semelhantes aos de 2019, mas com menor rentabilidade, numa altura em que o setor está atento à escassez das mercadorias.
-
- 09:52
-
Escritor Wilbur Smith morreu aos 88 anos em casa, na Cidade do Cabo
O escritor Wilbur Smith morreu aos 88 anos em casa, na Cidade do Cabo, na África do Sul, deixando 49 títulos escritos e mais de 140 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo, notícia hoje a EFE.
-
- 09:30
-
Por que razão existem tantas línguas?
Não seria possível que uma língua fosse comum a toda a humanidade?
-
- 08:45
-
Portugal decide hoje apuramento direto para o Mundial 2022 diante da Sérvia
A seleção portuguesa de futebol procura hoje garantir o apuramento direto para o Mundial2022, tendo de vencer ou empatar na receção à Sérvia, no derradeiro e decisivo encontro no Grupo A, no Estádio da Luz.
-
- 08:42
-
Revista de imprensa: Um acordo climático histórico e imperfeito e o jogo que pode carimbar já a qualificação para o Mundial
Os principais destaques nos jornais deste domingo, dia 14 de novembro.
-
- 08:25
-
Filme "Ordem Moral" distinguido com três Prémios Autores 2021 da SPA
O filme “Ordem Moral” foi distinguido em três categorias (Melhor Argumento, Melhor Filme e Melhor Ator de Cinema) dos Prémios Autores 2021, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
-
- 08:16
-
Vencedores dos prémios europeus de música da MTV são hoje anunciados
Bárbara Tinoco, Diogo Piçarra, Nenny, Plutónio e Wet Bed Gang competem hoje pelo prémio de "Best Portuguese Act" dos EMA, os prémios europeus de música do canal de televisão MTV, cujas nomeações este ano são lideradas por Justin Bieber.
-
- 08:16
-
Bulgária vai a votos pela terceira vez este ano e em plena nova vaga de covid-19
Os eleitores búlgaros votam hoje pela terceira vez este ano em eleições legislativas, desta vez coincidentes com presidenciais, procurando uma solução para a crise política que dura desde abril.
-