A luta pelo título foi tingida a vermelho
FC Porto e Sporting empataram hoje 2-2, em partida da 22.ª jornada da Liga Bwin, em que os 'dragões' conseguiram recuperar de uma desvantagem de dois golos, e manter, assim, a margem da sua liderança no campeonato.
Os lisboetas até protagonizaram uma entrada de rompante no desafio, adiantando-se no marcador com os golos de Paulinho (oito minutos) e Nuno Santos (34), a que os 'dragões' responderam com os tentos de Fábio Vieira (38) e Taremi (78), este último numa altura em que o Sporting jogava em inferioridade numérica, pela expulsão de Coates, logo aos 49 minutos.
Com este resultado, o FC Porto, mesmo interrompendo uma série de 16 vitórias consecutivas, continua invicto na Liga e soma agora, no primeiro lugar, 60 pontos, mais seis do que o Sporting, que segue no segundo posto, e mais 13 do que o Benfica, que fecha o pódio, com menos um jogo.
O conjunto nortenho apresentou-se para este duelo com o Diogo Costa na baliza, depois de o guardião ter recuperado de uma lesão contraída no último jogo, frente ao Arouca, em relação ao qual o técnico Sérgio Conceição fez três alterações no 'onze', com as entradas do lateral direito João Mário, o médio Uribe e o avançado Taremi, para os lugares de Bruno Costa, Grujic e Pepê.
Do outro lado, Rúben Amorim surpreendeu ao deixar o médio João Palhinha no banco de suplentes, apostando na titularidade de Ugarte, e, perante as ausências do castigado Pedro Porro e do lesionado Pedro Gonçalves, promoveu, em relação ao último jogo, com o Famalicão, as entradas no 'onze' de Ricardo Esgaio e Nuno Santos.
As equipas não sentiram as mexidas, e desde o apito inicial impuseram um ritmo diabólico no jogo, com o FC Porto a deixar logo nos segundos iniciais a primeira ameaça, num remate de Vítor Ferreira, que o guarda-redes dos 'leões' Adán susteve, impondo-se também à recarga de Taremi.
O Sporting não se intimidou com a entrada mais afoita do adversário e, na primeira oportunidade de resposta, revelou-se letal, inaugurando o marcador, aos oito minutos, num contra-ataque conduzido por Matheus Reis, que assistiu Paulinho, para o atacante, de cabeça, fazer o seu 12.º golo da temporada.
Apesar do golpe, os 'dragões' não largaram a pressão, surgindo mais vezes em terrenos avançados, mas mostrando alguma dificuldade na construção no último terço, permitindo que a defesa dos lisboetas controlasse as vagas contrárias.
Além dessa solidez a defender, o Sporting mostrava-se, também, muito astuto a explorar as saídas para o contra-ataque, e, pouco depois da meia hora, voltou a 'gelar' o estádio do Dragão, num lance muito veloz trabalhado por Matheus Reis e Sarabia, e desta feita finalizado por Nuno Santos.
A reação do FC Porto a esta nova contrariedade surgiu pouco depois, numa jogada de envolvência finalizada de forma eficaz por Fábio Vieira, que, assistido por Vítor Ferreira, surgiu em posição privilegiada para fazer o 2-1, aos 38 minutos.
O resultado iria manter-se até ao intervalo, fruto de uma toada muito quezilenta que as duas equipas fizeram arrastar-se até ao descanso, que resultou numa série de cartões amarelos para ambos os lados.
No reatamento, o Sporting acabou por sofrer um duro revés, com a expulsão do central Coates, logo aos 49 minutos, vendo pela segunda vez a cartolina amarela, após derrubar Evanilson, quando o atacante do FC Porto se ia isolar.
Rúben Amorim tentou, pouco depois, reequilibrar a equipa defensivamente, lançando João Palhinha para o lugar de Sarabia, numa altura em que os 'leões' começavam a ser muito pressionados pelo adversário, que se ia instalando na área contrária e ameaçando a baliza de Adán.
João Mário, perto da hora de jogo, materializou a vontade de recuperação com um remate ao poste da baliza sportinguista, numa altura em que o treinador do FC Porto já tinha arriscado e reforçado o ataque, primeiro com Galeno e mais tarde com Francisco Conceição e Pepê.
Perante a toada pressionante dos nortenhos, acabou por não surpreender o golo do empate, que surgiu já aos 78 minutos, num cabeceamento fulgurante de Taremi, a desviar um cruzamento de Fábio Vieira.
Nas bancadas, o público portista entusiasmava-se e conseguia contagiar a equipa para partir em busca da reviravolta, mas apesar da insistência dos pupilos de Sérgio Conceição, o Sporting mostrava-se exímio nas missões defensivas, focando o seu esforço em tapar, com sucesso, todos os caminhos para sua baliza, conseguindo manter o 2-2 até ao final.
Após o apito final de João Pinheiro, os jogadores das duas equipas envolveram-se em empurrões, com o árbitro a expulsar quatro jogadores, dois de cada equipa - os 'dragões' Marchesín e Pepe e os 'leões' Tabata e Palhinha -, além de alguns elementos das estruturas.
Já com elementos das estruturas de ambas as equipas em campo, os jogadores dos dois conjuntos acabaram por ser separados, com o Sporting a ir para o balneário e o FC Porto a ficar mais uns instantes no relvado.
Os treinadores das duas equipas, o ‘dragão’ Sérgio Conceição e o ‘leão’ Rúben Amorim, acabaram por ser dos mais calmos no meio da confusão, despedindo-se mesmo com um abraço.
*com agência Lusa
- 21:08
- O presidente do PSD, que já manifestou vontade de sair, afirmou hoje que o processo eleitoral interno deve ser antecipado, mas feito com "calma, serenidade e sem recurso a Xanax (medicamento para controlar a ansiedade)".
-
- 21:08
-
Rodrigues dos Santos diz que 'fogo amigo' interno "matou" a sua liderança do CDS-PP
O presidente demissionário do CDS-PP afirmou hoje que, nos dois anos da sua liderança, "os adversários do CDS não estiveram lá fora", mas dentro do partido, e assegurou que vai continuar "por aqui".
-
- 20:39
-
Nuno Melo diz que "vontade é ser candidato" à liderança do CDS e deve formalizar na próxima semana
O eurodeputado Nuno Melo afirmou hoje que a sua vontade é ser candidato à liderança do CDS-PP e que poderá formalizar esse anúncio na próxima semana, dizendo "contar com todos" no partido.
-
- 20:03
-
Chega proporá Gabriel Mithá Ribeiro a vice da AR caso Pacheco de Amorim falhe eleição
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje que o grupo parlamentar vai candidatar Gabriel Mithá Ribeiro para a vice-presidência da Mesa do parlamento caso o deputado Diogo Pacheco de Amorim falhe a eleição.
-
- 20:00
-
Legislativas: PSD faz queixa no Ministério Público para responsabilizar quem contou votos dos emigrantes
O presidente do PSD anunciou hoje que vai apresentar no início da próxima semana uma queixa no Ministério Público (MP) para responsabilizar quem, “com dolo e conscientemente”, cometeu um “crime” na contagem dos votos da emigração.
-
- 19:57
-
EUA acreditam que invasão russa da Ucrânia está iminente e começará com bombardeamentos aéreos
Os Estados Unidos pensam que uma invasão russa da Ucrânia, que consideram iminente, começará certamente por bombardeamentos aéreos e poderá incluir “um assalto rápido” a Kiev, declarou hoje um alto responsável da Casa Branca.
-
- 17:21
-
A primeira cria do ano do Jardim Zoológico é um Macaco-aranha
O pequeno primata nasceu há um mês e é agora apresentado ao público pela ocasião do Dia dos Namorados.
-
- 16:51
-
As maiores empresas do mundo “não estão a cumprir” as metas de neutralidade carbónica
Amazon, Google e Nestlé são algumas das empresas acusadas de estarem com desempenhos ambientais aquém das medidas para combater as alterações climáticas, nomeadamente as metas de neutralidade carbónica.
-
- 16:16
-
Marcelo convidou John Kerry para participar em reunião do Conselho de Estado
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou hoje John Kerry, enviado presidencial especial dos Estados Unidos da América para o clima, para participar numa reunião do Conselho de Estado.
-
- 12:22
-
Vice-presidente e deputado do Chega Pedro Frazão condenado por mentir sobre Francisco Louçã
O Tribunal de Cascais condenou hoje o vice-presidente do Chega Pedro Frazão a desmentir e retratar-se publicamente por uma afirmação no Twitter em que alegava falsamente que o ex-dirigente bloquista Francisco Louçã tinha recebido uma avença do BES.
-
- 12:06
-
PAN, Livre e Volt recorrem para o Tribunal Constitucional da anulação de votos dos emigrantes
O PAN, o Livre e o Volt Portugal recorreram hoje junto do Tribunal Constitucional da decisão de anulação de mais de 157 mil votos de emigrantes nas eleições legislativas antecipadas, na sequência de protestos apresentados pelo PSD.
-
- 11:46
-
Faculdade de Ciências da UL "com inteira confiança nas autoridades" e garante que "segurança nunca esteve em causa"
A direção da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) reiterou esta sexta-feira de manhã que a segurança da comunidade académica "nunca esteve em causa" e que todas as atividades previstas vão realizar-se.
-
- 10:59
-
Ciberataques: Menos de 1% das empresas portuguesas têm seguros de proteção
A MDS, multinacional portuguesa de consultoria de riscos e seguros, estima que "menos de 1%" das empresas portuguesas têm seguros de proteção contra ciberataques, de acordo com a análise hoje divulgada.
-
- 07:38
-
Laboratórios Germano de Sousa sem atendimento até domingo
Os Laboratórios Germano de Sousa estão sem atendimento até domingo, até 13 de fevereiro, na sequência do ciberataque desta quinta-feira.
-