É preciso que chova nos próximos dois meses

Alexandra Antunes
Alexandra Antunes

"O mundo acabou de conhecer um dos três meses de julho mais quentes de que há registo. E, claro, como todos sabemos, uma onda de calor muito prolongada e intensa afetou algumas partes da Europa", disse Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra.

A situação não espanta. Em Portugal, o calor tem-se feito sentir: o mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47ºC em Pinhão, um novo extremo para julho no continente.

Além do calor, partes do mundo estão a sofrer uma seca severa. De acordo com a OMM, julho foi mais seco do que a média em grande parte da Europa, a maior parte da América do Norte, grandes partes da América do Sul, Ásia Central e Austrália.

Por cá, não há dúvidas quanto ao tema da seca. Feitas as contas, desde outubro do ano passado até hoje choveu praticamente metade do que seria normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com todo o país continental em seca, 55% em classe de seca severa e 45% em seca extrema, o IPMA considera que a seca “teria um desagravamento significativo” se nos próximos dois meses chovesse acima da média. Mas adianta que tal só acontece em 20% dos anos.

Segundo o IPMA a atual previsão sazonal, “com todas as condicionantes conhecidas”, não indica “um sinal consistente de défice de precipitação”, ou seja, “poderemos prever que a precipitação ocorrerá com valores normais para esses períodos”.

Mas fica o alerta: apesar do “sinal positivo em termos da precipitação”, e tendo em conta o que choveu até agora e o que se prevê, o défice de água nas barragens e albufeiras dificilmente será colmatado. Assim, resta-nos fazer os possíveis para poupar a água que ainda temos.

Jornais do dia

  • Público

    Público

    9 Agosto 2022
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    9 Agosto 2022
  • O Jogo

    O Jogo

    9 Agosto 2022
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    9 Agosto 2022
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    9 Agosto 2022
  • Time Out | Lisboa

    Time Out | Lisboa

    24 Agosto 2022
mookie1 gd1.mookie1