A Grande Muralha de Marrocos
Portugal caiu hoje perante a "Grande Muralha" marroquina. Um golo de En-Nesyri bastou para Marrocos continuar a fazer história neste Mundial.
A formação marroquina, que foi a quarta do seu continente a atingir os ‘quartos’, fez o que os Camarões, em 1990, o Senegal, em 2002, e o Gana, em 2010, não tinham conseguido.
Marrocos, já considerado a grande surpresa deste Campeonato do Mundo, prossegue o seu Mundial de ‘sonho’, que começou com a vitória no Grupo F, face ao empate com a Croácia (0-0), também apurada para as meias-finais, e aos triunfos perante a Bélgica (2-0) e o Canadá (2-1), jogo em que o golo sofrido foi marcado na própria baliza por Aguerd. Depois, fez história perante a Espanha, ao qualificar-se pela primeira vez para os quartos de final, graças a um triunfo nos penáltis (3-0), depois de 120 minutos sem golos.
Em cinco jogos do Mundial, Marrocos apenas sofreu um golo (um autogolo de Aziz Bouhaddouz no jogo frente ao Irão, na fase de grupos). Aliás, a seleção africana não perde há 10 jogos.
O jogo que eliminou Portugal do Mundial do Qatar desempatou também o histórico entre as duas seleções, sempre em Mundiais. No Mundial de 1986, no México, Portugal perdeu por 3-1, e no Mundial de 2018, na Rússia, venceu por 1-0.
A formação das ‘quinas’ termina a oitava participação na prova, e sexta consecutiva, com o seu terceiro melhor registo de sempre.
O melhor resultado de sempre da seleção lusa continua a ser o da estreia (1966), no que foi a única vez em que conseguiu terminar no pódio.
Em Inglaterra, os ‘magriços’ lograram o pleno de triunfos na fase de grupos, perante Hungria (3-1), Bulgária (3-1) e o bicampeão em título Brasil (3-1), para, nos ‘quartos’, superarem a Coreia do Norte por 5-3, com um ‘póquer’ de Eusébio, melhor marcador da prova, com nove tentos, a virar de 0-3 para 4-3. Nas meias-finais, a seleção lusa perdeu por 2-1 com a anfitriã Inglaterra, para ‘desespero’ de Eusébio, que saiu do relvado em lágrimas, para, no jogo de consolação, reagir e alcançar o ‘bronze’, com um triunfo por 2-1 face à União Soviética.
Por falar em Eusébio, Ronaldo, que se tornou o primeiro jogador da história a marcar em cinco Mundiais (igualando a brasileira Marta, no futebol feminino), não conseguiu roubar a ‘coroa’ de melhor marcador luso ao 'pantera negra' (que marcou todos os seus nove tentos nos seis jogos de 1966).
Eusébio segue no 15.º lugar do ‘ranking’ dos melhores marcadores em campeonatos do Mundo, depois de ter sido ultrapassado na sexta-feira pelo argentino Lionel Messi, que somou o 10.º golo, enquanto Cristiano Ronaldo fica no lote seguinte, com oito, no 26.º posto.
CR7, sem clube depois de ter rescindido com o Manchester United, entrou no Mundial de 2022 com sete golos e saiu com oito, pois só marcou na estreia.
- 14:00
- O comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), André Fernandes, garantiu hoje que “foram tomadas as medidas necessárias” na quarta-feira, quando a chuva intensa que caiu durante a noite provocou inundações em várias zonas do país.
-
- 13:55
-
Palácio de Sintra resolve enigma com 200 anos ao descobrir Casa do Conselho de Estado
Uma equipa do Palácio Nacional de Sintra resolveu um enigma com 200 anos ao identificar a Casa do Conselho de Estado, que acolheu os tribunais superiores do reino e as reuniões daquele órgão estatal.
-
- 12:58
-
Trabalhadores do BCE ameaçam com greve por aumentos salariais
O sindicato dos trabalhadores do Banco Central Europeu (BCE) está a ponderar ações de protesto e não descarta avançar com uma greve a longo prazo, para reivindicar aumentos salariais, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
-
- 12:02
-
Costa diz que Portugal irá manter "posição intransigente" sobre Direitos Humanos
O primeiro-ministro garantiu hoje que Portugal irá manter uma "posição intransigente nos quadros bilaterais e multilaterais" sobre a questão dos Direitos Humanos, salientando que se trata de uma "causa norteadora" para o país.
-
- 11:04
-
ASAE abre 11 processos-crime por especulação de preços em super e hipermercados
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que instaurou 11 processos-crime por especulação de preços na venda de bens alimentares e não alimentares em super e hipermercados.
-
- 10:34
-
Pelo menos duas dezenas de manifestantes enfrentam possível execução no Irão
Pelo menos duas dezenas de manifestantes iranianos enfrentam uma possível execução como resposta das autoridades à sua participação nos protestos contra o Governo, segundo uma reportagem publicada hoje pelo jornal local Etemad.
-
- 09:41
-
Jornalista norte-americano morre durante jogo entre Países Baixos e Argentina
Grant Wahl, conhecido jornalista norte-americano, morreu durante a cobertura do jogo do Mundial2022 entre os Países Baixos e a Argentina, esta sexta-feira.
-
- 08:06
-
Três pessoas condenadas a 30 anos de prisão por conspiração para matar Maduro
A justiça da Venezuela condenou a 30 anos de prisão, a pena máxima no país, três pessoas, incluindo dois militares, acusadas de conspirar para assassinar o presidente venezuelano Nicolás Maduro em 2018, anunciaram familiares.
-
- 08:03
-
Imigrantes. Demora nas autorizações de residência é "problema grave", diz provedora de Justiça
A provedora de Justiça alertou hoje para o "problema grave" que é a demora nos processos relativos aos pedidos de autorização de residência dos imigrantes e estrangeiros, cujo número de queixas tem vindo a aumentar.
-
- 08:00
-
Direção executiva do SNS vai criar quatro novas Unidades Locais de Saúde
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a elaborar os planos de negócio para quatro novas Unidades Locais de Saúde (ULS), passando o SNS a dispor de 12 unidades, o equivalente a um aumento de 50%.
-