Mandado de captura a Vladimir Putin. É "insignificante" ou "apenas o início"?
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin. Em causa está uma acusação por crimes de guerra, dado o seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.
O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.
O gabinete presidencial de Volodymyr Zelensky já reagiu, declarando que é "apenas o início". O presidente da Ucrânia saudou a decisão nas redes sociais, dizendo: "Uma decisão histórica da qual a responsabilidade histórica começará".
Já o Kremlin repudiou decisão classificando-a de "sem sentido".
"As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico", escreveu a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, no Telegram, sem mencionar Putin na sua mensagem.
Karim Khan, procurador do TPI a cargo desta investigação, disse este mês, após uma visita à Ucrânia, que os supostos sequestros de crianças estavam a ser investigados "com caráter prioritário".
A Rússia não é membro do TPI, pelo que não é clara a forma como este tribunal pretende cumprir o mandado. De resto, o Kremlin tem negado as acusações de crimes de guerra, dizendo que “não reconhece esse tribunal”, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dimitri Peskov, esta terça-feira.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros saudou a decisão do Tribunal de emitir o mandado. Para Portugal o TPI é um pilar fundamental do direito internacional, afirmou o ministro.
Foi hoje confirmada a visita de Xi Jinping à Rússia na próxima semana, para discutir "cooperação estratégica".
"A convite do presidente Vladimir Putin da Federação Russa, o presidente Xi Jinping fará uma visita de Estado à Rússia de 20 a 22 de março", disse o ministério em comunicado.
*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pelo jornalista Manuel Ribeiro
- 20:29
-
- 20:26
-
EUA investigam TikTok por espionagem a jornalistas norte-americanos
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, por espiar duas jornalistas americanas que cobrem o setor de tecnologia, publicaram hoje meios de comunicação norte-americanos.
-
- 20:24
-
Não há condições para executar mandado do TPI contra Putin, diz juiz
O juiz Filipe Marques, ex-presidente da associação europeia de magistrados MEDEL, defendeu hoje que “não há condições de execução” do mandado de detenção de Putin, hoje emitido, que só uma mudança de regime na Rússia poderia viabilizar.
-
- 18:47
-
Procurador do TPI identificou “centenas de crianças” deportadas para a Rússia
O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional identificou na sua petição de ordem de detenção do Presidente russo, Vladimir Putin, a deportação para a Rússia de “pelo menos centenas de crianças de orfanatos e instalações infantis” ucranianos, foi hoje divulgado.
-