Um Dia do Trabalhador como outro qualquer, cheio de protestos
Se em Portugal e Espanha, por exemplo, houve algumas manifestações pacíficas, organizadas pelos sindicatos, sobretudo a CGTP e a UGT, em França registaram-se muitos confrontos, com detenções e feridos.
O que se reivindicou em Portugal?
"O salário nacional afasta-se cada vez mais da média salarial da União Europeia, defendemos um aumento imediato de 10%, no mínimo de 100 euros, com efeitos a janeiro, e aumentos intercalares no imediato para todos os que não tiverem aumento ou caso este tenha ficado aquém das necessidades", disse Isabel Camarinha, no discurso que fez hoje nas comemorações do 1º de Maio, na Alameda, em Lisboa.
Vincando que "um em cada dez portugueses estão em situação de pobreza", a sindicalista disse que "o salário tem mesmo de aumentar" para 850 euros, e deixou argumentos para quem considera que isso não é possível.
Já o secretário-geral da UGT afirmou que o tempo é de mobilização e de luta e garantiu que acionará a cláusula de salvaguarda do Acordo de Rendimentos caso exista um agravamento da situação económica.
O que se passou em França?
Os sindicatos dos trabalhadores franceses salientaram que contaram com 2,3 milhões de manifestantes por toda a França, incluindo 550 mil na capital, Paris. O Dia do Trabalhador foi vivido pelos manifestantes na capital francesa com determinação, não só face ao Presidente Emmanuel Macron, mas também devido à chuva que se abateu sobre o cortejo, onde a principal crítica visa o aumento da idade da reforma, que passa para os 64 anos, a partir de 1 de setembro.
O cortejo desta segunda-feira voltou a registar incidentes violentos entre polícias e manifestantes, com vários estragos nas ruas e lojas de Paris, mas também em Lyon ou Nantes. Para esta manifestação foram destacados 12 mil polícias para vários locais do pais já que era previsível que seria um protesto que atrairia elementos violentos organizados vindos um pouco de toda a Europa.
Foram registadas cerca de 300 detenções e mais de 100 polícias feridos.
E mesmo aqui ao lado, em Espanha?
- 19:25
- O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksi Reznikov, assegurou hoje estar "tudo pronto" para a anunciada contraofensiva ucraniana contra as forças russas e que só depende do Estado-Maior ser colocada em marcha.
-
- 18:46
-
Manifestantes pegam fogo a prédio em Paris
Manifestantes incendiaram duas latas de combustível junto a um prédio, que depois também pegou fogo.
-
- 18:08
-
CGTP defende aumento imediato de 10% nos salários com mínimo de 100 euros
A secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) defendeu hoje um aumento imediato de 10% nos salários, com um mínimo de 100 euros e retroativos a janeiro, salientando que esta medida é a questão central.
-
- 14:47
-
MotoGP: Miguel Oliveira realizou exames complementares que revelaram fratura no úmero
Miguel Oliviera (Aprilia) sofreu uma fratura no úmero, após queda no Grande Prémio de Espanha em MotoGP. Esta fratura foi descoberta após exames complementares.
-
- 13:46
-
Escritor e poeta Luís Carmelo morre aos 68 anos
O escritor Luís Carmelo, vencedor do Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) 1988 com "A tetralogia lusitana de Almeida Faria", morreu domingo, em Lisboa, aos 68 anos, disse hoje à Lusa fonte próxima do escritor.
-
- 13:31
-
Marcelo diz que "matérias muito sensíveis de Estado são tratadas discretamente"
O Presidente da República explicou hoje que "matérias muito sensíveis de Estado são tratadas discretamente" e por isso não lhe cabe dizer quando falaria com o primeiro-ministro sobre o caso da exoneração do adjunto do ministro das Infraestruturas.
-
- 12:58
-
Juiz do Masterchef Austrália morre aos 46 anos de idade
Jock Zonfrillo, chef escocês morreu aos 46 anos, tendo sido encontrado pelas autoridades australianas esta segunda-feira de manhã, no mesmo dia em que ia estrear a nova temporada do MasterChef na Austrália. Estreia da temporada acabou por ser adiada.
-
- 11:00
-
O Referendo na candidatura Biden
Joe Biden anunciou a intenção de se candidatar à reeleição presidencial nos EUA, em 5 de novembro de 2024. O atual presidente terá então 82 anos. As sondagens mostram que a maioria do eleitorado democrata prefere um candidato mais jovem. A candidatura Biden é um risco numa época em que o mundo preci
-
- 10:00
-
Portugal, o país das greves
O ano 2023 tem sido marcado por variadas e sucessivas greves, que já abrangeram vários setores. Desde as greves da CP aos professores, médicos e até mesmo jornalistas, os portugueses parecem globalmente descontentes e prontos a usar a sua voz. Apenas 5 meses passados desde o início do ano e as greve
-
- 09:30
-
Trabalhadores por conta de outrem ganhavam em 2021 apenas mais 118 euros do que em 2011
Os trabalhadores por conta de outrem ganhavam, em 2021, descontando o efeito da inflação, em média, 1.294 euros, apenas 118 euros a mais do que dez anos antes, de acordo com dados divulgados pela Pordata.
-
- 08:52
-
Proprietários podem hoje começar a pagar o IMI
O prazo para o pagamento do valor do IMI varia consoante o valor patrimonial dos imóveis, mas em maio arranca o início da liquidação, com a primeira prestação.
-