Sacos de plástico, proibidos ou pagos?
Dia 1 de junho. Era esta a data prevista para que deixassem de existir sacos de plástico junto ao corredor do pão, legumes e das frutas. A lei iria proibir o uso dos mesmos, mas a verdade é que o Governo preferiu alterar a norma e avançar para a cobrança.
O que vai acontecer agora?
Os sacos de plástico ultraleves que são usados para este tipo de alimentos vão passar a ser pagos pelos clientes nos supermercados, mercearias e noutros espaços comerciais.
Não são eliminados, como inicialmente previsto, mas sim pagos.
Quais as razões desta mudança?
O Governo não explicou, mas várias associações dizem que a principal razão é a ausência de soluções biodegradáveis.
Já o ministro Duarte Cordeiro explicou que o objetivo “é alterar comportamentos e minimizar ou inutilizar a utilização destes sacos de plástico”.
“Pareceu-nos que esta taxação poderia ser mais convidativa para a alteração destes comportamentos, sendo que o que nós queremos mesmo é aumentar o granel, a possibilidade de podermos reutilizar sacos, levar para os centros comerciais, para as mercearias outros sacos e isso ser aceite”, disse Duarte Cordeiro à margem da conferência "Autarcas pelo Clima", que decorreu em Carcavelos, Cascais, na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa.
Quando avança a nova medida?
Ainda não há uma data definida, apenas se sabe que esta quinta-feira nada será alterado.
O ministro Duarte Cordeiro disse apenas que está a ser ultimada a legislação e que em breve será apresentada uma proposta de lei.
Cobrar é uma novidade?
Não. A cobrança dos sacos de plástico em Portugal começou em 2015. Atualmente, são cobrados cerca de 10 cêntimos por cada saco de compras, sendo que na altura 'escaparam' às regras estes sacos microleves para a fruta e legumes, que agora também começarão a ser pagos.
- 19:25
- O Ministério da Educação disse hoje que irá pedir que sejam decretados serviços mínimos para as greves hoje anunciadas pela plataforma de nove organizações sindicais aos exames e avaliações finais.
-
- 17:52
-
Marcelo esclarece que falou com primeiro-ministro mas sem o nomear
O Presidente da República esclareceu hoje à agência Lusa que foi com o primeiro-ministro que falou sobre os incidentes no Ministério das Infraestruturas, sem contudo o nomear, confirmando notícias nesse sentido.
-
- 16:37
-
Kiev estima em mais de 27.000 o número de civis sob cativeiro russo
O comissário parlamentar de Direitos Humanos da Ucrânia estimou hoje em mais de 27.000 o número de civis ucranianos prisioneiros da Rússia nos territórios ocupados ou na própria Federação Russa.
-
- 16:06
-
Grupo Wagner pede investigação a altos funcionários russos
O chefe do grupo mercenário russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, pediu hoje ao Comité de Investigação e ao Ministério Público da Rússia que investiguem possíveis crimes cometidos por altos funcionários do Ministério da Defesa durante a campanha militar na Ucrânia.
-
- 14:48
-
Sindicatos da Educação anunciam greves aos exames e às avaliações finais
Nove organizações sindicais de professores anunciaram hoje que vão fazer greves aos exames nacionais e às avaliações finais, deixando ainda a promessa de manter a luta no próximo ano letivo, se os problemas se mantiverem.
-
- 13:58
-
Pão, fruta e legumes: ministro confirma cobrança de sacos de plástico
O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou hoje que a taxação dos sacos de plástico ultraleves pretende alterar comportamentos e “minimizar ou inutilizar” o uso destes sacos, "reproduzindo uma política que teve sucesso em Portugal”.
-
- 13:44
-
Roberto Martínez diz que Ronaldo ainda não estava preparado para abandonar a seleção
O selecionador Roberto Martínez afirmou hoje que Cristiano Ronaldo, de 38 anos, mostrou disponibilidade para fazer parte do novo ciclo da seleção portuguesa de futebol e que não está ainda preparado para abandonar a equipa.
-
- 13:22
-
Euro sub-21: Estreante absoluto João Neves convocado para a fase final
O médio João Neves, que recentemente se sagrou campeão nacional pelo Benfica, estreou-se hoje de forma absoluta na convocatória da seleção portuguesa de futebol de sub-21 para a fase final do Europeu2023 da categoria.
-
- 13:05
-
João Pinheiro arbitra final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e FC Porto
O árbitro João Pinheiro vai dirigir no domingo a final da Taça de Portugal de futebol entre o Sporting de Braga e o FC Porto, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
-
- 12:31
-
Marcelo Rebelo de Sousa sobre polémica do SIS: "Somando um mais um dá para perceber quem foi o alguém que me contatou"
Em declarações aos jornalistas, em Belém, o Presidente da República voltou a não comentar sobre a atuação do SIS no caso Galamba. Apesar disso, afirmou apenas que "somando um mais um dá para perceber quem foi o alguém que me contatou".
-
- 12:31
-
“Nós não somos vistos, mas salvamos vidas todos os dias”. Farmacêuticos lembram poupança que conseguem para o SNS
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos alertou hoje para a poupança que estes profissionais conseguem no Serviço Nacional de Saúde ao detetar e corrigir níveis terapêuticos desajustados nos doentes, conseguindo menor custo em medicamentos e menos tempo de internamento.
-