Tribunal Constitucional. O que Marcelo enviou e o que não vai enviar
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, fez esta quinta-feira duas comunicações sobre matérias que poderia ou não enviar para o Tribunal Constitucional. Uma das decisões soube-se via comunicado, a outra disse-a de viva voz à imprensa.
O que Marcelo vai enviar para o TC?
O Presidente da República enviou para o Tribunal Constitucional o decreto do parlamento que descriminaliza as drogas sintéticas e faz uma nova distinção entre tráfico e consumo aprovado em 19 de julho. Numa nota publicada esta quinta-feira no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa justifica o envio para o TC com a "falta de consulta" aos órgãos de Governo das regiões autónomas da Madeira e Açores.
"O Presidente da República requereu hoje ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva de constitucionalidade, por falta de consulta aos órgãos de governo próprio daquelas Regiões, do decreto da Assembleia da República que clarifica o regime sancionatório relativo à detenção de droga para consumo independentemente de quantidade e estabelece prazos regulares para a atualização das normas regulamentares, alterando o Decreto-Lei n.º 15/93, de 22 de janeiro, e a Lei n.º 30/2000, de 29 de novembro", lê-se na nota de Belém, onde o Presidente salientou revelar "reservas sobre uma questão de conteúdo, e na linha do entendimento que já vem dos tempos do Presidente Jorge Sampaio, considerando, agora, em particular, a especial incidência dos novos tipos de drogas nas Regiões Autónomas, o regime sancionatório nelas adotado e a regionalização dos serviços de saúde, fundamentais para a aplicação do novo diploma".
E o que Marcelo não vai enviar?
Marcelo, de férias no Algarve, confirmou aos microfones da CNN, que não irá enviar ao Tribunal Constitucional a legislação do programa Mais Habitação, isto no dia em que terminava o prazo.
"Já decidi, mas como tudo na vida é uma ponderação com argumentos mais ou menos favoráveis. Era bom que ficasse claro que não era por razão de violação da Constituição", salientou o Presidente da República, reconhecendo, no entanto, que "há na sociedade portuguesa quem entenda que há essas duvidas, sobretudo devido ao arrendamento coercivo e ao alojamento local”.
- 17:14
- Cerca de 90 milhões de euros (ME) vão ser investidos em projetos de hidrogénio verde, maioritariamente localizados na região Centro, no âmbito de seis candidaturas apoiadas pela FI Group Portugal, divulgou hoje a empresa.
-
- 17:10
-
Reforço argentino do FC Porto Alan Varela já treinou no Olival
O argentino Alan Varela, recém-contratado pelo FC Porto ao Boca Juniors, já integrou hoje o treino dos 'dragões', no Olival, de preparação para a receção de domingo ao Farense, para a segunda jornada da I Liga de futebol.
-
- 14:45
-
Incêndios de Odemira e Castelo Branco representam mais de metade da área ardida em 2023
Os incêndios rurais registados em Odemira e Castelo Branco no início de agosto representam mais de metade do total de área ardida em Portugal em 2023, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
-
- 14:42
-
Lionel Messi, De Bruyne e Haaland são candidatos a futebolista da UEFA
O argentino Lionel Messi, o belga Kevin De Bruyne e o norueguês Erling Haaland são os candidatos a futebolista da época 2022/23 da UEFA, informou hoje o organismo que tutela o futebol europeu.
-
- 13:07
-
Governo nomeia Paulo Batista para dirigir os últimos meses do SEF
O Governo nomeou Paulo Batista como diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para assegurar a transição para a instalação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, segundo despacho publicado em Diário da República.
-
- 12:51
-
A partir de hoje jovens podem ser adotados até aos 18 anos
O alargamento da idade máxima de adoção de crianças para os 18 anos foi hoje publicado em Diário da República e entra em vigor na sexta-feira, deixando de se aplicar o anterior limite etário para adoções, que era 15 anos.
-
- 12:37
-
Farmácias comunitárias vão administrar vacinas contra a gripe e covid-19
As farmácias comunitárias vão poder administrar durante este outono as vacinas contra a covid-19 em simultâneo com a vacinação da gripe, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
-
- 11:29
-
Alunos recebem novos manuais se antigos estiverem inutilizados por "uso normal"
O ministério da Educação reafirmou que as famílias têm direito a novos manuais escolares gratuitos quando os livros devolvidos ficam inutilizados devido ao seu “uso normal”.
-
- 10:57
-
PSOE vence presidência da Câmara dos Deputados
O Partido Socialista espanhol (PSOE) conseguiu hoje ficar com a presidência do parlamento do país, no arranque da nova legislatura saída das eleições de 23 de julho, superando o primeiro teste para voltar a conseguir formar governo.
-
- 10:08
-
Pichardo, destaque e incógnita de Portugal nos Mundiais de atletismo
Pedro Pichardo, campeão olímpico, do mundo e da Europa do triplo salto, é o destaque óbvio da seleção portuguesa para os Mundiais de atletismo, mas também a principal incógnita lusa na competição que arranca no sábado, em Budapeste.
-
- 09:10
-
Laranja do Algarve? Haver havia, agora é que já não há (e a que há é mais cara)
A laranja nacional está esgotada até novembro e já há super e hipermercados com ruturas de stock. O pior é que a falta de água está a comprometer a produção futura: "Há pomares em regime de sobrevivência", alertam agricultores.
-
- 08:23
-
GNR apreendeu 162 quilos de pepinos-do-mar em Olhão
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na quarta-feira 162 quilos de pepinos-do-mar bem como a embarcação usada na captura e uma botija de oxigénio em Olhão, no distrito de Faro, anunciou hoje aquela força.
-
- 07:06
-
Depois dos DVDs e do streaming, a Netflix quer ser a titã do gaming
"Heart of Stone", filme em que Gal Gadot protagoniza cenas de perseguição a alta velocidade com vasta sessão de pancadaria em Lisboa, domina as visualizações, os tops e as notícias sobre a Netflix. Mas hoje voltamos a atenção para uma novidade recente da plataforma que passou pelos pingos da chuva:
-
- 07:00
-
As declarações explosivas de James Harden: "É um mentiroso"
Os Sacramento Kings anunciaram há pouco mais de uma semana que assinaram um contrato "standard" com o poste português Neemias Queta. Mas o que é que isso significa? No Bola ao Ar, podcast sobre NBA, aprofundou-se a questão. Assim como se escrutinou as declarações de James Harden, o barbudo e estrela
-