Passaram dois dias desde a queda do avião de Prigozhin. O que se sabe?
Na passada quarta-feira, o avião que transportava vários dirigentes do grupo mercenário Wagner caiu quando viajava de Moscovo para São Petersburgo.
Se primeiro surgiram dúvidas e teorias, agora é tempo de se tentar encontrar respostas — a principal virá com a confirmação dos testes de ADN dos ocupantes do avião.
Muito tem sido dito até agora sobre a alegada morte de Yevgeny Prigozhin. Vejamos alguns dos principais pontos.
- Corpos recuperados
As autoridades russas anunciaram a recuperação dos corpos das pessoas que estavam a bordo.
"Os corpos de 10 vítimas foram recuperados no local da queda do avião. Testes genéticos moleculares estão em curso para estabelecer as identidades. Os gravadores de voo foram apreendidos pelos investigadores e um exame pormenorizado do local está em andamento", informou o Comité de Investigação Russo, na conta da rede social Telegram.
- As culpas
Os investigadores não se pronunciaram sobre as pistas que estão a ser examinadas, não mencionando nem a teoria de um acidente nem a de uma bomba, de um míssil ou de um erro de pilotagem.
A queda do avião associado ao grupo Wagner levantou imediatamente suspeitas de um assassinato orquestrado ao mais alto nível do poder russo.
Altos funcionários em Washington, Paris, Berlim e Kiev deram a entender que as suspeitas recaíam diretamente sobre o Kremlin.
- Kremlin nega responsabilidade
A presidência russa negou qualquer envolvimento na presumível morte do chefe do grupo Wagner.
“Trata-se de uma mentira absoluta”, respondeu o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, quando questionado sobre as insinuações ocidentais de que a presidência russa teria ordenado o assassinato de Prigozhin.
O porta-voz do presidente Vladimir Putin disse que a questão da queda do avião em que viajaria Prigozhin tem de ser abordada “com base em factos”, e não em especulações.
“Neste momento, há muita especulação em torno do desastre aéreo e da trágica morte dos passageiros, incluindo Yevgeny Prigozhin, e todos nós sabemos que tipo de especulação está a acontecer no Ocidente”, afirmou, citado pelas agências estrangeiras.
Além disso, Putin, enviou condolências às pessoas próximas de Prigozhin e dos outros ocupantes do avião e prometeu um inquérito “até ao fim”.
- Juramento à Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto obrigando membros de organizações paramilitares a prestar juramento à Rússia, tal como sucede com soldados do Exército regular.
Nos termos do decreto publicado na página eletrónica do Governo, os elementos de grupos paramilitares devem jurar “fidelidade” e “lealdade” à Rússia e “seguir rigorosamente as ordens dos seus comandantes e superiores”.
- A perspetiva da Ucrânia
O presidente da Ucrânia considerou que a presumível morte do líder do Grupo Wagner é "uma coisa boa" para a Ucrânia e até fez uma piada sobre o assunto.
"Claro que é uma coisa boa para a Ucrânia. Não temos nada a ver com isso, sabemos quem foi", disse Volodymyr Zelensky.
E no humor a que por vezes recorre, reminiscência do passado como comediante, brincou com o assunto: "Quando eu pedi apoio aéreo aos parceiros não era isto que tinha pensado."
*Com Lusa
- 19:02
- A jogadora espanhola Jennifer Hermoso negou as palavras do presidente da federação, Luis Rubiales, que garantiu que o beijo que lhe deu foi “consentido".
-
- 18:43
-
João Moutinho assina pelo Sporting de Braga até 2024
O médio João Moutinho, segundo jogador mais internacional por Portugal, é reforço do Sporting de Braga, tendo assinado um vínculo de uma época, até 2024, revelou hoje o clube minhoto da I Liga de futebol.
-
- 18:18
-
Católico e muçulmana casaram em igreja de Fátima para "mostrar que é possível"
O português Toni Jorge, 39 anos, católico, e a tunisina Oumayma, 36, muçulmana, casaram hoje pela Igreja Católica em Fátima, para mostrar a outros casais de religião mista que o matrimónio "é possível".
-
- 18:16
-
OMS alerta para novas estirpes de covid-19 e pede para se manter a vigilância
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou hoje os países a manterem a vigilância da covid-19 face à ameaça das novas estirpes EG.5 e BA.2.86 do coronavírus SARS-CoV-2, derivadas da variante Ómicron.
-
- 16:48
-
O festival mais exclusivo de todos os festivais, que nunca houve, vai voltar a acontecer!
Em 2017, o mundo dos eventos e dos famosos agitou-se com o anúncio do Fyre Festival, na exótica ilha de Exuma, nas Bahamas.
-
- 16:03
-
Fernando Pimenta medalha de bronze em K1 500 metros dos Campeonatos Mundiais
O canoísta Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de bronze na prova de K1 500 metros dos Campeonatos Mundiais da Alemanha.
-
- 15:12
-
Consumo de broa de milho continua desaconselhado em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro
A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas nos casos de toxinfeção, disse hoje à agência Lusa a Direção-Geral de Saúde.
-
- 13:25
-
Governo diz estar a combater problema do alojamento estudantil em várias frentes
O governo diz ter a noção de que o alojamento é a grande barreira para os estudantes ao Ensino Superior e ter adotado medidas no plano imediato e também para "contrariar estruturalmente o problema".
-
- 12:21
-
Câmara do Porto sela portões da Escola do Cerco usada para tráfico e consumo de droga
A Câmara Municipal do Porto selou hoje os portões da Escola Preparatória do Cerco, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.
-
- 09:34
-
NASA e SpaceX adiam lançamento de nova missão à Estação Espacial Internacional
A NASA e a SpaceX decidiram adiar para sábado o lançamento da missão Crew-7, a sétima missão tripulada da administração espacial norte-americana à Estação Espacial Internacional (EEI), foi hoje anunciado.
-