O Algarve vai fechar torneiras
O Algarve está a atravessar a pior seca de sempre e há medidas que vão ser tomadas a curto prazo, com a agricultura a ser o setor mais penalizado.
“Este ano, no Algarve, estamos a atravessar a pior seca de sempre, nunca estivemos nesta situação, com os níveis mais baixos das reservas das albufeiras de sempre e a mesma coisa nas águas subterrâneas”, uma “consequência de dez anos de seca” contínua, afirmou Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, salientando que o uso humano é considerado prioritário.
Já em declarações à TSF, António Miguel Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), confirma que estão previstos cortes de água de 70% na agricultura e 15% nas zonas urbanas. De acordo com o líder da AMAL, atualmente as barragens algarvias só têm água para “mais seis ou oito meses, portanto final do verão”.
Que outros setores serão prejudicados?
O do turismo, a principal fonte de receita nacional, e do Algarve.
António Miguel Pina, que também é Presidente da Câmara de Olhão, não tem dúvidas sobre os cortes neste setor. “Seja hotelaria, seja alojamentos locais”, podendo também estender-se a cafés, restaurantes, empresas e indústrias. Por sua vez, os campos de golfe “normalmente estão ligados a furos ou às associações de regantes”, pelo que “a previsão é que tenham um corte semelhante à agricultura”.
"Nunca tivemos as nossas reservas de água nesta situação, neste momento estão a 25%, quer as águas superficiais, ou seja, albufeiras, quer as águas subterrâneas. É uma seca de nove anos, são nove anos em que há uma anomalia na precipitação, chove abaixo da média. Esta é a situação da região do Algarve. No ano passado, por esta altura, tínhamos 40 a 45% do volume de água reservada nas albufeiras”, disse, por sua vez, Pimenta Machado.
O que falta então definir?
Os cortes estão certos, os setores também definidos, mas faltam limar arestas.
"Estamos a desenhar um plano” de “avaliação contínua” e a “ouvir os setores - a agricultura, setor urbano, o turismo – e trabalhar com eles para definir” as ações de tomar, procurando “definir cortes de água, quer para o setor urbano, quer para o turismo, quer para a agricultura”, afirmou Pimenta Machado que não quis antecipar os valores em causa, embora admita que o maior impacto será na produção agrícola.
“O plano vai ser apresentado muito em breve” e está “por dias”. Na próxima semana, será realizada uma comissão interministerial da seca e depois o documento ficará fechado para ser apresentado na região, tendo sempre como “objetivo central que não falte água à população”.
- 17:47
- Desde domingo que a temperatura tem arrefecido e parece que o frio veio para ficar nos próximos dias.
-
- 17:28
-
Demitiu-se Elisabeth Borne, primeira-ministra de França
Primeira-ministra desde 16 de maio de 2022, Elisabeth Borne apresentou, esta segunda-feira a sua demissão a Emmanuel Macron.
-
- 16:35
-
Morreu Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão. Tinha 78 anos
Morreu, este domingo, Franz Beckbenbauer, aos 78 anos.
-
- 13:37
-
Mais de 23 mil mortes em Gaza desde o início do conflito entre Hamas e Israel
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, divulgou hoje que mais de 23 mil pessoas morreram desde o início da retaliação de Israel ao ataque do grupo islamita palestiniano, perpetrado em 07 de outubro.
-
- 12:52
-
Plano de contigência para a seca no Algarve apresentado ainda este mês
A Agência Portuguesa do Ambiente espera apresentar ainda este mês um plano de contingência com novas regras de consumo de água no Algarve, que está a atravessar a maior seca desde que há registo.
-
- 12:37
-
Ministro da Saúde apela à vacinação e mostra-se preocupado com aumento de internamentos em cuidados intensivos
O ministro da Saúde mostrou-se hoje preocupado com o aumento dos internamentos em cuidados intensivos e apelou aos portugueses para que se vacinem contra a gripe e a covid-19.
-
- 11:29
-
Taxa de desemprego mantém-se em 6,6% em novembro, mas sobe face ao mês homólogo
A taxa de desemprego manteve-se em 6,6% em novembro, pelo terceiro mês consecutivo, e aumentou 0,1 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2022, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
-
- 10:31
-
Operação Influencer: João Galamba nega autoria de lei que colocou Costa sob investigação
Em causa está a aprovação de um regime jurídico para permitir a instalação de um centro de dados em Sines. O ex-ministro das Infraestruturas rejeita autoria de tal lei, assim como nega ter procurado obter soluções para favorecer esse projeto.
-
- 08:18
-
Eleições nos EUA: No arranque de primárias, Trump testa vice e Biden testa forças
No arranque das eleições primárias para as presidenciais dos EUA, dentro de uma semana, o republicano Donald Trump está a testar a popularidade de uma possível candidata a vice enquanto o democrata Joe Biden testa as suas próprias forças.
-
- 07:50
-
O azeite vai continuar caro. "Enquanto não existirem stocks suficientes é difícil baixar o preço"
O azeite está caro e a 'culpa' é de Espanha, nomeadamente a falta de oferta por parte do maior produtor mundial. Pelo menos é esta a razão que o setor encontra para os elevados preços deste óleo vegetal, que também não vê forma do Governo implementar qualquer medida para que os preços desçam.
-
- 07:44
-
Coreia do Sul diz que Hamas usa armamento norte-coreano contra Israel
O Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul disse hoje que o grupo islamita palestiniano Hamas tem utilizado lançadores de granadas antitanque fabricados pelo regime da Coreia do Norte.
-