Quais as "condições indispensáveis" para o cessar-fogo em Gaza?
A guerra continua entre Israel e o Hamas. À volta, os pedidos de cessar-fogo continuam. No dia de hoje, surgiu um que ainda não se tinha ouvido: o Parlamento Europeu (PE) pediu pela primeira vez um “cessar-fogo permanente” — mas com condições indispensáveis.
Os eurodeputados aprovaram uma resolução com 312 votos a favor, 131 contra e 72 abstenções, que pede um “cessar-fogo permanente e o recomeço dos esforços de negociações rumo a uma solução política”.
O que é indispensável para o cessar-fogo?
O PE estabeleceu como condições indispensáveis o desmantelamento do Hamas enquanto organização e a libertação de todos os reféns que ainda estão na Faixa de Gaza.
“Apesar de condenarem nos termos mais fortes possíveis os desprezíveis ataques terroristas cometidos pelo Hamas contra Israel, [os eurodeputados] também denunciam a resposta militar desproporcionada, que causa a morte de civis a uma escala sem precedentes”, sustenta-se na resolução.
Israel e todas as partes envolvidas no conflito têm de fazer a distinção “entre combatentes e civis”, acrescentaram os eurodeputados no texto aprovado.
Face à “rápida deterioração da situação humanitária na Faixa de Gaza”, os eleitos pelos cidadãos dos 27 Estados-membros pediram o “acesso de apoio humanitário total, rápido, em segurança e sem restrições” à população palestiniana que está na Faixa de Gaza e “exigem a reposição imediata das infraestruturas vitais”.
Na sequência deste apelo, o PE pediu também que as partes envolvidas no conflito regressem às negociações e encontrem um caminho para a chamada “solução dos dois estados”, defendida pela União Europeia e que aponta como solução para o conflito israelo-palestiniano (que dura há mais de 70 anos) dois países a partilhar aquele território e o fim dos colonatos israelitas na Cisjordânia.
Entretanto, o que está a acontecer na guerra?
- Oposição a Estado palestiniano
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou hoje ter comunicado aos Estados Unidos que é contra a criação de um Estado palestiniano em qualquer cenário de pós-guerra.
Tal posição evidencia as profundas divergências entre os aliados próximos, três meses após o início da ofensiva de Israel à Faixa de Gaza, a 7 de outubro, para eliminar o movimento islamita palestiniano Hamas, ali no poder desde 2007.
Os Estados Unidos instaram Israel a reduzir a escala e a intensidade da sua ofensiva a Gaza e sustentaram que a criação de um Estado palestiniano deveria fazer parte do “dia seguinte”.
- Mais ataques
O Exército israelita reivindicou a destruição do principal quartel-general militar do Hamas em Khan Yunis, reduto do grupo islamita no sul da Faixa de Gaza, onde os combates decorrem desde o início de dezembro.
“Os soldados da Brigada Givati realizaram um ataque seletivo aos quartéis pertencentes ao Batalhão Sul da Brigada Hamas Khan Yunis e aos escritórios do comandante do batalhão e de outros altos funcionários”, anunciou um comunicado militar.
O comunicado refere que os soldados localizaram nesse local numerosas armas e documentos de informação militar, incluindo dezenas de granadas de mão, AK-47, munições, equipamentos de escavação, lançadores, mísseis RPG, explosivos e documentos de gestão de combate.
- Novo balanço em Gaza
Um total de 24.620 palestinianos foram mortos e 61.830 ficaram feridos em ataques israelitas em Gaza desde 7 de outubro, de acordo com os últimos números do Ministério da Saúde de Gaza.
Este balanço inclui 172 mortos e 326 feridos nas últimas 24 horas.
- Falta de medicamentos
Ontem, um carregamento de medicamentos para reféns detidos pelo Hamas chegou a Gaza, depois de França e Qatar terem mediado o primeiro acordo entre Israel e o Hamas desde o cessar-fogo de uma semana em novembro.
Contudo, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar admitiu que é difícil confirmar se os medicamentos chegaram de facto aos reféns israelitas detidos.
*Com Lusa
- 18:47
- Mais de três toneladas de minúsculas bolas de plástico caídas aos mar em dezembro em águas portuguesas foram até agora recolhidas nas regiões do norte de Espanha, sobretudo na Galiza, segundo dados oficiais conhecidos hoje.
-
- 18:17
-
Tribunal condena Portugal a pagar mais 36 mil euros por violar direitos humanos
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) voltou a condenar hoje Portugal em mais de 36 mil euros por condições inadequadas de detenção, falta de recurso e duração excessiva do processo penal na justiça portuguesa.
-
- 17:21
-
Irmãos iraquianos condenados por adesão a organização terrorista
Os irmãos iraquianos, Ammar e Yasser, foram hoje condenados a 16 e 10 anos de prisão, respetivamente, por adesão a organização terrorista.
-
- 15:57
-
Governo "não fará inaugurações, nem estará tão presente no terreno", afirma ministra da Presidência
A ministra da Presidência afirmou hoje que o Governo em gestão cumprirá totalmente as determinações da Comissão Nacional de Eleições (CNE), não fará inaugurações, mas praticará atos inadiáveis sobre execução do Orçamento ou acesso a fundos europeus.
-
- 14:15
-
Boxe: Octávio Pudivitr ligado ao Sporting por um ano. Contrato com o clube do coração
Pugilista luso-moçambicano de 36 anos vestirá de verde e branco em 2024. Número 1 nacional e campeão mundial da UBO na categoria de 79 kg diz-se honrado e quer fazer parte da história do clube que é a sua paixão desde pequeno..
-
- 13:46
-
Os alunos dizem que o evento era interdito a jornalistas. Mas os jornalistas tinham o evento na agenda
O SAPO24 falou com uma aluna da Católica que esteve presente na palestra de André Ventura, que envolveu a expulsão e alegada agressão de um jornalista. Interessada por política, quis marcar presença nas iniciativas com os líderes parlamentares para saber mais acerca do pensamento e das propostas do
-
- 11:59
-
Prazo do certificado de incapacidade temporária para o trabalho alargado em algumas doenças
O limite temporal da certificação da incapacidade temporária para o trabalho foi alargada para doenças como o cancro, acidentes vasculares cerebrais, tuberculose e situações de risco na gravidez, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
-
- 11:20
-
O abuso sexual de homens ainda é motivo de piada
A violência sexual contra homens continua a ser ignorada, silenciada e um assunto tabu. São várias as vezes em que os homens vitimados são alvo de troça e comentários sexistas, como se fossem menos homens. A realidade é que ainda há muito por fazer.
-
- 10:00
-
"Escola de Finanças Pessoais". Tudo o que precisa de saber para sobrar dinheiro no fim do mês (e do ano)
Portugal é o país da UE com o menor número de cidadãos com um «nível elevado de literacia financeira». Para resolver esta questão, Andreia Melo e Tânia Matos trazem uma abordagem inovadora ao tema das finanças pessoais, com o livro "Escola de Finanças Pessoais" — a única escola em que saber a matéri
-
- 07:47
-
Situação de seca aumentou em dezembro na região Sul
A situação de seca meteorológica aumentou em dezembro na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro na classe de seca moderada, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 07:20
-
Quadros de Picasso e Chagall roubados há 14 anos localizados em cave na Bélgica
Duas pinturas roubadas em 2010 em Israel, uma de Pablo Picasso e outra de Marc Chagall, foram localizadas numa cave, com condições especiais de acondicionamento, na cidade belga de Antuérpia.
-