Ao quinto dia de campanha, Chega promete acabar com portagens e taxas da agricultura
A conversa de André Ventura sobre portagens nesta campanha para as Legislativas do próximo dia 10 de março começou logo na quarta-feira à noite, durante um jantar em Vila Real.
Diante de dezenas de pessoas, o líder do Chega abordou a questão das portagens no interior do País, referindo que as mesmas são uma "questão muito importante" e que "afetam a mobilidade" desta região.
Já esta quinta-feira, André Ventura foi bem mais longe, deixando uma forte promessa eleitoral.
Num almoço comício com militantes, começou por referir que caso o Chega for Governo "nos primeiros 30 dias criaremos uma comissão para abolir as portagens das autoestradas do Interior e da Via do Infante [no Algarve]", salientando depois que essa mesma comissão irá "lançar as bases da abolição de portagens em todo o território", lançando também críticas ao PS neste aspeto.
"Não acreditamos que o PS vá algum dia acabar com as portagens", salientou, referindo que o atual primeiro-ministro demissionário, António Costa, "prometeu abolir as portagens da Via do Infante", mas não o fez, e que o secretário-geral do PS "votou contra a proposta do Chega para abolir as portagens".
Num discurso de dez minutos, prometeu tomar outras medidas caso o seu partido chegue mesmo ao Governo, desta feita na agricultura, onde prometeu acabar com a "maioria das taxas" no setor.
A nossa agricultura é das mais taxadas no mundo, com mais de mil taxas associadas. Se deixarmos morrer a agricultura ficamos um país de joelhos", frisou, dizendo não querer "uma agricultura de miseraveizinhos".
"Precisamos de grande plano estratégico de apoio e emergência a agricultura. Se não o tivermos, a agricultura vai desaparecer. Garanto que taxas e taxinhas poucas permanecerão. Os agricultores têm de saber com o que contam. Nos primeiros 30 dias depois das eleições, teremos uma comissão de apoio e emergência à agricultura", referiu.
- 19:18
- Depois de Tóquio 2020, surfista portuguesa apura-se para Paris 2024. Junta-se a Teresa Bonvalot. Mundiais de Surf atribuem 16 vagas para os Jogos Olímpicos.
-
- 19:09
-
Exército israelita nega ataque e diz que estava a proteger comboio humanitário em Gaza
O exército israelita negou hoje ter atacado um comboio humanitário no norte de Gaza, afirmando que os militares estavam a garantir a segurança dos camiões, e garantiu que Israel não limita a ajuda destinada aos palestinianos.
-
- 18:49
-
Supremo confirma pena de oito anos para Ricardo Salgado mas impôe aferição da doença
O Supremo Tribunal de Justiça confirmou hoje a condenação a oito anos de prisão do ex-banqueiro Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, mas admite que a pena possa vir a ser suspensa devido ao estado de saúde.
-
- 17:52
-
Papa demite padre Frederico Cunha 31 anos após condenação por homicídio na Madeira
O Papa Francisco decretou a demissão do estado clerical do padre Frederico Cunha, que em 1993 foi condenado na Madeira a 13 anos de prisão por homicídio e abuso sexual de menor, anunciou hoje a Diocese do Funchal.
-
- 16:20
-
Macron diz que declarações sobre envio de tropas europeias para a Ucrânia foram "pensadas"
O Presidente de França, Emmanuel Macron, garantiu hoje que as declarações feitas na segunda-feira sobre um possível envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não foram fortuitas, assegurando que "cada palavra" sobre o tema é "pensada e medida".
-
- 16:03
-
Equipa de Navalny diz que funerária se recusou a transportar corpo para igreja
A equipa do opositor russo Alexei Navalny disse hoje que os serviços funerários se recusaram a levar o seu corpo para a igreja em Moscovo onde está prevista a realização do funeral na sexta-feira.
-
- 15:35
-
PJ detém "um dos mais influentes" narcotraficantes do Porto
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de "um dos mais influentes narcotraficantes da cidade do Porto", após regressar do estrangeiro, para onde tinha fugido na sequência de uma operação da PJ no porto de Leixões em outubro.
-
- 14:55
-
Brasil defende imposto global para super-ricos pagarem mais impostos
O ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad, defendeu hoje a criação de imposto global para os super-ricos, solução para estes pagarem mais impostos que depende de cooperação internacional, sublinhou na abertura de uma reunião do G20.
-
- 14:22
-
Montenegro já experimentou fato que "é exclusivo de primeiro-ministro"
O presidente do PSD experimentou hoje um fato numa empresa têxtil em Ansião (Leiria), que diz ser "exclusivo de primeiro-ministro", mas quer aguardar pela indigitação e tomada de posse para estrear o título.
-
- 12:42
-
Tropas israelitas disparam contra multidão que cercava camiões de ajuda humanitária. Mataram mais de 100 e dizem que se sentiram ameaçados
Reuters divulgou uma declaração dos militares israelitas sobre os ataques na Cidade de Gaza nesta quinta-feira.
-
- 11:30
-
F1: o que precisa de saber para o arranque da temporada
Durante três dias, o pelotão da F1 foi até ao Bahrain para fazer os preparativos para o primeiro Grande Prémio da temporada, que se disputa a partir de hoje.
-
- 11:26
-
Ano bissexto: qual a razão para este ano ter mais um dia?
2024 é um ano bissexto e por isso conta com mais um dia este mês de fevereiro, dia 29. Qual a razão para isto acontecer? O Sapo24 explica.
-
- 09:54
-
Putin avisa que a Rússia também tem armas para atingir o Ocidente
O Presidente russo, Vladimir Putin, advertiu hoje que a Rússia tem armas capazes de alcançar alvos no Ocidente, ao discursar perante a Assembleia Federal em Moscovo.
-
- 09:00
-
Quando nasceu o português?
Se virmos bem, uma língua nunca nasce: transforma-se ou morre. Excepto no caso de línguas artificiais, é quase impossível determinar a idade de uma língua.
-
- 08:59
-
Israel: Exército israelita mantém ofensiva e número de mortos ultrapassa os 30 mil em Gaza
O exército israelita continua com a ofensiva em todo o território da Faixa de Gaza, quando o número de palestinianos mortos ultrapassou os 30 mil, segundo as autoridades do Hamas, noticiou hoje a imprensa internacional.
-