El Niño está numa fase neutra, mas o calor continua. Porquê e que cuidados ter?
Depois de um ano de 2023 recorde de calor, junho de 2024 foi o mês de junho mais quente já medido, tornando-se o 13.º mês consecutivo a estabelecer um recorde de temperatura média mais elevada do que meses equivalentes.
A temperatura média global dos últimos 12 meses é, portanto, a "mais elevada alguma vez registada (...), 1,64°C acima da média pré-industrial de 1850-1900", quando a desflorestação e a queima de carvão, gás ou petróleo ainda não tinham aquecido o clima da Terra, sublinhou o Copernicus no início de julho.
E se tinha sido referido que o dia 21 de julho foi o mais quente no mundo desde que os registos começaram em 1940, com uma temperatura média global à superfície da Terra de 17,09 graus Celsius, a verdade é que no dia seguinte, segunda-feira, o recorde foi logo ultrapassado: a temperatura média global do ar na superfície subiu para 17,15 graus.
Segundo o Copernicus, estes valores surgem numa altura em que as ondas de calor atingem partes dos Estados Unidos e da Europa — e podem voltar a ser ultrapassados por estes dias, antes de as temperaturas baixarem, embora possa haver flutuações nas próximas semanas.
O dia de hoje em Portugal é prova da possibilidade de mais um recorde: segundo o IPMA, treze distritos de Portugal continental estiveram sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural.
A temperatura máxima mais elevada prevista para terá rondado os 42 graus em Beja, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40.
E o calor continua. Para amanhã, as previsões apontam quatro distritos em aviso laranja — Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro —, com as temperaturas a rondarem chegarem aos 40 graus. Na sexta-feira há sinal de tréguas e os avisos apenas chegam ao amarelo, mas os termómetros vão continuar com registos elevados.
A culpa é do El Niño?
O fenómeno climático El Niño costuma ser apontado como culpado pelas altas temperaturas, mas neste momento este está numa fase neutra.
Segundo os cientistas, este facto aponta para uma influência maior do que nunca das alterações climáticas, impulsionadas pela queima de combustíveis fósseis, no aumento das temperaturas globais.
"É realmente alarmante que não haja um ano de El Niño e estejamos a assistir a isto", afirmou Joyce Kimutai, cientista climática do Imperial College de Londres e do Departamento Meteorológico do Quénia citado pela Reuters. "Vimos o sinal voltar a ser neutro e quase La Niña, na verdade".
Assim, o fenómeno oposto, La Niña, conduziria a um arrefecimento global substancial, mascarando parte do aquecimento provocado pelas alterações climáticas. "Nesse caso, seria de esperar que as temperaturas descessem", afirmou. "Se isso não estiver a acontecer, significa que há algo de errado a acontecer no nosso planeta".
No que diz respeito à saúde, como combater o calor?
A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda, entre outras medidas de proteção, que as pessoas se mantenham em ambientes frescos, pelo menos duas a três por dia, que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, e que usem protetor solar com fator superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas.
A DGS aconselha ainda a ingestão de água ou de sumos de fruta natural e pede que se evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Recomenda confecionar refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia, e utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol.
Solicitando às pessoas que se mantenham informadas “relativamente às condições climáticas para poder adotar os cuidados necessários”, a autoridade de saúde recomenda também a quem tiver de trabalhar no exterior que o faça acompanhado, “porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”.
Também é aconselhado que em casa se corram as persianas ou portadas, no período de maior calor, e ao entardecer se deixe o ar circular.
Quais as consequências do calor?
Embora o calor seja bem-vindo em tempo de férias, a verdade é que os efeitos também podem arruinar o tempo de descanso.
Afinal, "a exposição a períodos de calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos – ondas de calor – constitui uma agressão para o organismo, podendo obrigar a cuidados médicos de emergência", alerta a DGS.
Assim, "situações extremas de exposição ao calor intenso podem provocar complicações graves para a saúde, por vezes, irreversíveis". Entre a lista estão casos de desidratação grave, cãibras, agravamento de doenças crónicas, esgotamento devido ao calor, insolação e até morte.
*Com agências
- 17:39
- O anterior primeiro-ministro, António Costa, decidiu responder por escrito à comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma.
-
- 16:37
-
Explosão em prédio em Rio de Mouro devido a fuga de gás
Em causa estará um dano em rede de abastecimento de gás em Rio de Mouro, Sintra.
-
- 16:36
-
Ventura e Ruela em discussão acesa na comissão de inquérito sobre "mentiras" e emails no caso gémeas
O presidente do Chega acusou hoje a assessora da Casa Civil da Presidência da República de mentir. Maria João Ruela recusou-se a falar de sentimentos e diz que se "restringe aos factos".
-
- 15:48
-
Governo mantém prioridade na expansão do Metro de Lisboa mesmo sem PRR
O Ministro das Infraestruturas disse hoje, no parlamento, que o Metro de Lisboa pode falhar nos prazos para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas que mesmo assim será mantida a prioridade na expansão da linha vermelha.
-
- 14:52
-
Rússia avisa que irá fortalecer Marinha de guerra perante ameaças dos EUA e NATO
A Rússia deve fortalecer a sua Marinha de guerra em resposta às crescentes ameaças dos Estados Unidos da América (EUA) e da NATO, afirmou hoje Nikolai Patrushev, assessor da presidência russa para o desenvolvimento da indústria naval do país.
-
- 14:35
-
IRS Jovem, audição da PGR e inquérito à Santa Casa vão ser os temas do regresso do parlamento depois das férias
Os diplomas do Governo sobre IRS Jovem e IRC, a comissão de inquérito à gestão da Santa Casa da Misericórdia e a audição da procuradora-geral da República vão marcar o regresso dos trabalhos parlamentares, em setembro.
-
- 12:14
-
Ministro defende revisão das portagens em todo o país. Não concorda com o fim do pagamento nas ex-scut
O ministro das Infraestruturas disse hoje, no parlamento, que olha com tranquilidade para a promulgação da eliminação das portagens nas ex-Scut, apesar de discordar, e defendeu que devia ser revisto o valor das portagens de todo o país.
-
- 12:02
-
Por esta Europa fora. Porteiros de hostel à noite, turistas de dia
Praga, capital da Chéquia, é uma cidade linda. Mas de noite há pragas que preferíamos ter evitado. O dia, apesar de tudo, foi bem aproveitado em parques, museus e igrejas.
-
- 11:41
-
Falésias ameaçam estrada. Peniche vai relocalizar a Marginal Norte
A Câmara de Peniche estima investir seis milhões de euros na relocalização da Avenida Marginal Norte, devido à instabilidade das falésias, e transformar a atual num circuito pedonal e ciclovia, disse hoje o presidente da autarquia.
-
- 11:05
-
"Como Ter mais Dinheiro". Qual o segredo para conseguir poupar todos os meses?
É possível deixar de se viver só para pagar contas e pode-se, independentemente do ponto de partida, enriquecer. Num livro muito acessível, com várias estratégias práticas e abrangentes para aplicar no dia a dia, Jana Couto mostra que, com a mentalidade e as decisões certas, ter mais dinheiro pode d
-
- 11:03
-
Realmente ecológicos: família real britânica quer reduzir pegada de carbono
A família real britânica quer reduzir a sua pegada de carbono com a eletrificação da frota de veículos, a instalação de painéis solares nos seus palácios e o uso de combustível sustentável nos seus helicópteros, anunciou esta quarta-feira o Palácio de Buckingham.
-
- 10:11
-
Afinal Porto e Lisboa estão ou não mais inseguras? Câmaras e PSP com versões contraditórias
As duas principais cidades do país registam cada vez mais crimes e as autoridades estão prontas para atuar. Mas afinal o que se está a passar no Porto e Lisboa?
-
- 10:09
-
Paris2024: Jogos vão ditar 329 campeões olímpicos em 32 modalidades
Os Jogos Paris2024 vão coroar 329 novos campeões olímpicos, menos 10 do que em Tóquio2020, num total de 32 modalidades, menos uma do que no Japão, com a natação e o atletismo a serem ‘reis’.
-
- 09:58
-
Adiar ou voltar da reforma. Ministro convicto de que professores vão ajudar a reduzir número de alunos sem aulas
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, faz um retrato do que será possível esperar nas escolas no Ano Letivo que começa em setembro. E uma coisa garante: é objetivo do Governo reduzir o número de alunos sem aulas por falta de professores.
-
- 09:50
-
"Quando for presidente, terá de nos visitar". Religiosos do vilarejo indiano onde avô de Kamala Harris viveu rezam pela sua vitória
O deus da verdade e da justiça está ao lado de Kamala Harris, afirmam sacerdotes hindus de um vilarejo na Índia onde o avô materno da vice-presidente dos Estados Unidos viveu. Agora, rezam para que a democrata vença as eleições presidenciais de novembro.
-
- 09:22
-
Multem os partidos, se faz favor
Compreendo a necessidade de comunicar – embora tenhamos uma experiência de campanha presidencial sem nenhum cartaz nas ruas. O que eu nunca entendo, a cada campanha, é a impunidade quanto à exibição dos suportes de campanha de cada partido, eternizados na paisagem urbana e rural.
-
- 08:18
-
Avião despista-se a tentar levantar voo no Nepal e acidente causa pelo menos 18 mortos. Piloto será único sobrevivente
Um avião prestes a fazer um voo doméstico com 19 pessoas a bordo saiu da pista e despenhou-se esta quarta-feira quando tentava descolar do aeroporto que serve a capital do Nepal.
-