"Os Cinco" fogem da prisão: uma aventura em Vale de Judeus
Foi por volta das 10h00 da manhã deste sábado, 7 de setembro, que cinco reclusos com medidas especiais de segurança decidiram dar um passeio sem retorno para fora do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa. Tão longo foi o passeio que até ao momento ainda não foram encontrados.
A notícia foi inicialmente avançada pelo CM, e foi rapidamente confirmada a toda a comunicação social pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Públicos (DGRSP), numa nota enviada às redações.
Segundo a DGRSP, uma avaliação preliminar, com recurso a imagens de videovigilância, aponta para uma fuga dos cinco homens pelas 10h00 "com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior".
"Conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de política criminal com vista à recaptura dos evadidos", acrescentou a DGRSP em comunicado.
De acordo com a DGRSP, foi aberto um processo de inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado pelo Ministério Público.
Todas as forças de segurança nacionais receberam o alerta e os reclusos estarão em fuga num Mercedes preto.
Quem são os fugitivos?
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.
Fernando Ribeiro Ferreira é um homem de 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto.
Rodolfo José Lohrmann, tem atualmente 59 anos, e cumpre pena de 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais. Conhecido como "El Ruso" foi também um dos homens mais procurado na América Latina, nomeadamente na Argentina.
No grupo está também Mark Cameron Roscaleer, condenado a 9 anos pelos crimes de sequestro e roubo e que tem 39 anos, e Shergili Farjiani, 40 anos, condenado a 7 anos pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos.
O mais novo em fuga é Fábio Fernandes Santos Loureiro, conhecido como Fábio Cigano, com 33 anos e condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.
Este último seria o líder de um gangue ligado ao tráfico de droga no Algarve.
As imagens da fuga foram, entretanto, conhecidas e podem ser observadas aqui:
O que se está a passar agora?
O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou hoje que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.
Em comunicado, o gabinete do secretário-geral do SSI salienta ainda "a estreita cooperação e coordenação entre as diversas entidades nacionais", tendo o SSI feito reuniões hoje à tarde com PJ, PSP, GNR e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) para "partilhar informações".
"Alertadas para a situação pela DGRSP, logo que tomaram conhecimento, a GNR, a PSP e a PJ desencadearam, nas suas esferas de responsabilidade, todas as diligências consideradas adequadas à ocorrência em causa", acrescenta o comunicado.
O SSI pede que "qualquer informação relevante deve ser comunicada às autoridades policiais".
Marcelo acompanha "desde o primeiro minuto"
"Estou a acompanhar a situação, desde o primeiro minuto, e, portanto, a acompanhar as informações que vierem a chegar, e espero que sejam boas, uma vez que é uma situação que é sempre indesejável, naturalmente. Esperemos que seja resolvida e enfrentada o mais rápido possível", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa.
Interrogado sobre se considera que este caso tem implicações para a segurança do país, o chefe de Estado respondeu: "Não sei, vamos ver. A informação que temos ainda da evolução dos acontecimentos é muito curta, tem horas".
"Vamos deixar ver, para depois saber o que é que se passa, e o próprio Governo, tendo dados disponíveis, não deixará de informar os portugueses, espero", acrescentou.
- 20:43
- O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou hoje que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.
-
- 20:08
-
Portugal soma sétima medalha nos Paralímpicos e iguala resultados de Pequim2008
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
-
- 19:31
-
Direitos dos animais levam perto de 200 pessoas a marchar em Lisboa
Perto de 200 pessoas participaram hoje em Lisboa numa marcha pelos direitos dos animais, num protesto em que quiseram ser a voz de todas as espécies e defender a “libertação animal”.
-
- 18:51
-
Milhares de manifestantes de esquerda contestam Macron em Paris
Milhares de pessoas juntaram-se hoje em Paris numa manifestação convocada por partidos de esquerda e sindicatos contra o Presidente francês, Emmanuel Macron, e à sua escolha para primeiro-ministro, com receio de um governo de extrema-direita.
-
- 18:41
-
Martínez anuncia mudanças frente à Escócia e admite estreia de Quenda
O selecionador Roberto Martínez afirmou hoje que vai fazer algumas alterações no 'onze' de Portugal frente à Escócia, na segunda jornada da Liga das Nações de futebol, e assumiu que poderá estrear Geovany Quenda no Estádio da Luz.
-
- 17:29
-
Marcelo acompanha "desde o primeiro minuto" fuga de reclusos
O Presidente da República afirmou hoje que está a acompanhar "desde o primeiro minuto" o caso de fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, Lisboa, e espera que seja rapidamente resolvido.
-
- 17:24
-
Milhares de pessoas pedem cessar-fogo em Londres e embargo de armas a Israel
Vários milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro de Londres para exigir um cessar-fogo em Gaza e que países como o Reino Unido e, especialmente, os Estados Unidos deixem de fornecer armas a Israel.
-
- 16:36
-
Roubos de cortiça: "Este crime tem de ser considerado um crime público e ambiental", dizem produtores
Os roubos de cortiça têm vindo a agravar-se nos últimos anos, gerando elevados prejuízos, e os produtores querem que estes sejam classificados como "crime ambiental", exigindo ao Governo o reforço da vigilância, das penas e multas.
-
- 14:06
-
Vale de Judeus: cinco homens fugiram da prisão
Cinco reclusos perigosos fugiram este sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, Lisboa.
-
- 13:30
-
Montenegro promete "continuar espírito reformista e de transformação"
O presidente do PSD, que foi reeleito por mais dois anos como líder dos sociais-democratas, prometeu "continuar o espírito reformista e transformador", vencer as autárquicas e "colaborar para a eleição" do próximo Presidente da República.
-
- 12:22
-
Justiça da Colômbia ordena caça a hipopótamos de Pablo Escobar
Um tribunal da Colômbia ordenou nesta sexta-feira “medidas para a erradicação” de mais de 150 hipopótamos descendentes de um casal trazido para o país na década de 1980 pelo barão da cocaína, Pablo Escobar, que se reproduzem sem controlo.
-
- 11:52
-
Surf: Caity Simmers e John John Florence campeões mundiais
Caity Simmers e John John Florence conquistam títulos mundiais de surf, nas WSL Finais. Simmers é a mais jovem de sempre. JJ entra na galeria dos tricampeões e “rouba” domínio brasileiro que durou seis anos. Norte-americana de 18 anos estreou-se a vencer no CT em 2023, em Peniche e cumpre o segundo
-
- 08:23
-
Isabel Rio Novo: "É impressionante, a lucidez de Camões. Consegue pôr o dedo na ferida da própria natureza humana, que cinco séculos depois não é assim tão diferente"
A conversa com Isabel Rio Novo foi uma viagem emocionate. O tema em cima da mesa foi a sua nova biografia de Luís Vaz de Camões. O livro cumpre a dupla função de nos informar sobre um mundo passado e nos deleitar com descrições coloridas do Portugal e do Oriente da época gloriosa - que afinal não er
-