Numa conversa numa conferência da startup de organização de eventos Slush, cuja visualização, entretanto, passou a ser privada, Daniel Ek, CEO da plataforma Spotify, anunciou que iria utilizar mil milhões de euros dos seus próprios recursos para investir na Europa.

“Todos nós sabemos que um dos maiores desafios é o acesso ao capital. E é por isso que partilho hoje que irei investir mil milhões de euros dos meus próprios recursos para capacitar o ecossistema de empreendedores ”, terá dito durante o evento. “Para isso, irei financiar os chamados projetos moonshots com foco na deep tech necessária para uma diferença significativamente positiva e irei trabalhar com cientistas, empresários, investidores e governos.”

Startups deep tech são empresas recentes que têm como objetivo fornecer tecnologia fundamentada em avanços científicos substanciais e inovação de engenharia de alta tecnologia. Estas empresas exigem uma investigação profunda e longa, pelo que levam muito a tempo a apresentar soluções comerciais. Muitas vezes requerem, ainda, grandes investimentos para alcançar sucesso comercial.

A propriedade intelectual subjacente às inovações deep tech é geralmente bem protegida e difícil de reproduzir, tornando-se uma forte vantagem competitiva ou barreira à entrada de concorrência.

Moonshot é um termo usado para denotar startups que trabalham em soluções únicas e possivelmente revolucionárias. Essas empresas tendencialmente não geram rendimentos no curto prazo.

Para o empresário, a Europa está tão capacitada quanto a América em termos de empresas notáveis, no entanto, muitas dessas empresas acabam por ser vendidas a gigantes americanas dado o difícil acesso a investimento. Acrescenta ainda que é frustrante ver jovens empreendedores europeus a vender a sua visão demasiado cedo no processo.

Quatro dias depois deste anúncio, Daniel Ek começou já a cumprir a promessa, tendo investido na empresa Northvolt, uma rival sueca à Tesla, que produz baterias utilizadas em carros elétricos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

A Startup Portugal, responsável pela promoção da estratégia nacional para o empreendedorismo, desenvolve iniciativas próprias que suportam as startups desde a fase da ideia à fase de implementação e internacionalização. Agora, une-se ao SAPO24 e ao The Next Big Idea para trazer semanalmente uma série de artigos sobre tendências e notícias à volta do mundo das startups e não só.