De acordo com os engenheiros Charles Bombardier e Joseph Hazeltine, é possível encurtar o tempo das viagens de avião de longo curso graças ao Antipode, uma aeronave ainda em fase de conceito, 11 vezes mais rápida do que o avião Concorde (29635.2 km/h) e com capacidade para transportar dez pessoas.
De acordo com Telegraph, o Antipode descolaria com a ajuda de propulsores reutilizáveis de foguetões, que levariam a aeronave a subir a 12,1 quilómetros da superfície numa velocidade de 6.174 km/h. Quando o avião atingisse esta altitude, os foguetões iriam voltar à pista de voo e o veículo acionaria um motor ramjet supersónico para atingir uma velocidade de 29.635.2 km/h.
Em entrevista à revista Forbes, Bombardier explica que "o Antipode poderia ser usado como uma aeronave de negócios ou militar para transportar pessoas em todo o mundo em menos de uma hora”.
Bombardier procurou criar um conceito capaz de atingir "o seu antípoda - ou oposto diamétrico – o mais rápido possível”, revelou à Forbes.
O elevado custo de fabricação do Antidote poderá fazer com que o avião demore a ganhar asas reais. Segundo a entrevista de Bombardier à Forbes, o custo por avião será de pelo menos 150 milhões de dólares (cerca de 138 milhões euros), o que faz com que dependa da procura para começar a ser construído.
Mas há mais desafios para que o Antidote se torne realidade. Bombardier admite que é preciso investigar mais - ainda há perguntas sem resposta.
Este não é o primeiro projeto a ser desenvolvido para acelerar as viagens aéreas. Recentemente, a Airbus entrou com um pedido de patente de um avião supersónico que poderia reduzir o tempo de vôo de Londres a Nova Iorque para uma hora. Outras companhias aéreas, como a Spike e a Aerion, também estão a trabalhar em projetos parecidos, indica o Telegraph.
Comentários