De acordo com as tendências reveladas pelas palavras mais procuradas ao longo do ano no Google (cuja lista foi hoje divulgada), em Portugal pontificaram buscas sobre entretenimento e tecnologia, desporto e lazer e até política. A palavra “Brexit” (saída do Reino Unido da União Europeia) está entre as dez palavras ou frases mais procuradas em 2016.

Na lista, depois do futebol e do jogo Pokémon, os portugueses pesquisaram, em terceiro lugar, sobre um concurso televisivo do género 'reality show', “Love on Top”, e, em quarto, sobre os jogos olímpicos do Rio de Janeiro deste ano. A meio da tabela surge a expressão “iphone 7”, o telefone que foi lançado em setembro deste ano.

Também porque este ano voltou a Portugal o festival de música Rock in Rio, foram essas três palavras que atingiram o sexto lugar do “top ten”, aparecendo de seguida mais um 'reality show' (“Secret Story 6”).

Ainda nas tendências portuguesas, depois do “Brexit”, as palavras mais procuradas foram “web summit”, refletindo a realização de uma feira de tecnologia em Lisboa, e terminam com “Agario”, um jogo de computador.

Os últimos 12 meses, e analisando “triliões de pesquisas” segundo um comunicado da Google, mostram que a “febre” do jogo “Pókemon” não foi só em Portugal, sendo a palavra mais pesquisada a nível mundial. E como o novo telefone também não foi só lançado em Portugal, “iphone 7” foi a segunda pesquisa na lista de dez.

Depois, de acordo com a lista, o mundo pesquisou em terceiro lugar “Donald Trump”, o Presidente eleito dos Estados Unidos, e a seguir “Prince”, o cantor e compositor também norte-americano, que morreu em abril passado.

“Powerball”, uma página de lotaria, encerra as cinco primeiras tendências da lista, seguindo-se outro músico norte-americano que morreu em janeiro deste ano, “David Bowie”.

Dos primeiros meses do ano vem igualmente o filme “Deadpool”, que surge em sétimo lugar nos “Dez mais”, depois “olympics”, porque foi um ano de jogos olímpicos, e depois “slitherio.io”, que, como o “Agario”, é um jogo multijogador 'online'.

Em último lugar na lista surgem as palavras “Suicide Squad” ("Esquadrão suicisa"), um filme norte-americano do verão passado, estreado no início de agosto.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.