As previsões da Follow Inspiration e da Delta Cafés apontavam para que o coffee car presente na Web Summit servisse, em média, 50 cafés por hora. Na manhã do primeiro dia, o número já tinha duplicado e o fundador da Follow Inspiration e "pai" do coffee car tinha contribuído para esse número. "Já bebi uns cinco ou seis cafés, estou aceleradíssimo", confessava-nos, enquanto explicava como estava a ser a adesão. A culpa de tanta caféina estava na solicitação de quem passava, incluindo investidores curiosos por perceber de onde vinha aquele simpático robot que circula pelo recinto e que segue os promotores sem hesitar.

E o robot nasceu no centro do país, na Universidade da Beira Interior, durante o mestrado em Engenharia Informática do seu fundador, há cinco anos. Começou como um projeto de inestigação e desenvolvimento de tecnologias tendo em vista necessidades muito concretas de pessoas com mobilidade reduzida que têm dificuldades em atos quotidianos como a ida às compras num supermercado. Luís de Matos sentia na pele essas dificuldades - é paraplégico e nunca quis deixar de fazer nada na sua rotina por essa condição. Mas alguma ajuda adicional era bem vinda. "O nosso objetivo é desenvolver soluções que permitam às pessoas com mobilidade reduzida, que pode ser por um idoso, uma mãe com carrinhos de bébé ou uma pessoa com limitação física permanente ou temporária realizar rotinas como ir às compras a um supermercado de forma autónoma".

É daqui que nasce a Follow Inspiration, uma startup que tem como missão desenvolver tecnologia que possa fazer a diferença na vida das pessoas.  O primeiro produto é o wiiGO, que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a transportar as suas compras de forma independente, e que já está em teste nas grandes superfícies de distribuição em Portugal e em breve em França e Inglaterra. Na Web Summit, o wiGo foi preparado para uma missão diferente - é um coffee car que serve cafés pelo recinto no âmbito de uma parceria estabelecida com a Delta.

"Começámos a trabalhar nesta ideia há um ano porque queríamos trazer uma solução dferenciadora e muito inovadora", referiu o CEO da Delta, Rui Miguel Nabeiro, frisando que o coffee car e a solução de mobilidade que oferece " já é o presente não o futuro". Para a Delta, esta tecnologia permite projetar aplicações futuras, ao mesmo tempo que contribui para melhorar a qualidade de vida a um conjunto alargado de pessoas. "É de facto fantástico quando vemos que estamos a ajudar a melhorar a vida daqueles que precisam", afirmou Rui Miguel Nabeiro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.