#PopeInIreland, #PápaInÉirinn, #WMOF2018 e #FestivalOfFamilies. Estas são as hashtags que, escritas no Twitter, fazem aparecer um emoji do Papa Francisco, sorridente, com a bandeira da Irlanda no fundo, conta o Vatican News. 

O Papa chega à Irlanda no dia 25 de agosto para uma visita de dois dias. O itinerário oficial inclui uma reunião presidencial com Michael D. Higgins,  uma visita privada a um centro de dia para os sem-abrigo e a celebração de missa no Phoenix Park.

Embora se espere que as multidões sejam substancialmente menores do que as verificadas na visita papal de João Paulo II em 1979, este evento vai ser o primeiro do género na Irlanda a ter uma "conversa" simultânea no Twitter.

Karen White, diretora de políticas públicas do Twitter para a Europa, referiu ao Irish Times que esta visita é um dos "eventos do ano" para a rede social. "É natural que muitas pessoas usem o Twitter para discutir o tempo [do Papa Francisco] aqui. Queremos encorajar todas as pessoas em todo o mundo a participar na conversa no Twitter sobre a visita à Irlanda, então criámos este emoji especial para usarem”, referiu.

Brenda Drumm, responsável pelas comunicações do World Meeting of the Families 2018, disse que é "emocionante" ver a versão irlandesa do emoji do Papa, o que irá unir o público online.

Contudo, esta não é a primeira vez que o Twitter criar emojis especiais para visitas do Papa. Em 2015, foi criado um emoji para a visita aos Estados Unidos, que aparecia com as hashtags #PopeinUS, #PopeinDC, #PopeinNYC e #PopeinPhilly.

No Twitter, o Papa Francisco aparece com o nome Pontifex, sendo esta conta uma das mais populares do mundo, com quase 50 milhões de seguidores e em nove idiomas: já foram publicados mais de 12 mil tweets.

As línguas mais seguidas são o inglês — com quase 18 milhões de seguidores — , o espanhol — 16,7 milhões — e o italiano — quase 5 milhões de seguidores. A conta em língua portuguesa — @Pontifex_pt — tem já mais de 3 milhões de seguidores.

Francisco marca presença também no Instagram, desde março de 2016, com a conta multilíngue @Franciscus.