Das lâmpadas que precisam de ser mudadas à manutenção de elevadores, há um número infinito de tarefas que não vemos, mas que são essenciais para que infraestruturas como centros comerciais, aeroportos ou hóteis continuem a funcionar normalmente.

“É o tipo de operação que quando está tudo a funcionar, ótimo. É o que é suposto e por isso ninguém liga a dizer ‘muito obrigado por ter limpo ou por ter corrigido alguma coisa que estava estragada’. Mas quando não estão a funcionar é o caos na terra”, quem o diz é Felipe Ávila da Costa, CEO da Infraspeak, uma plataforma de gestão e manutenção de infraestruturas.

A quem executa estas tarefas, a Infraspeak chama “heróis invisíveis” e o CEO da startup considera mesmo que “há uma falta de reconhecimento da importância que estas funcões têm na operação de todos os edifícios”.

A empresa foi criada em 2015 na UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto. Desde então, a equipa cresceu - e muito - acompanhando a evolução e internacionalização da Infraspeak. Atualmente, são cerca de 90 pessoas.

Através da aplicação é possível perceber todos os problemas que uma infraestrutura pode ter, bem como geri-los e resolvê-los facilmente numa única plataforma. “O sistema faz uma solução completa. Abrange a manuntenção, a limpeza, o housekeeping no caso dos hóteis, o controlo de energia, auditorias, stocks, compras, vendas, etc”, refere Felipe Ávila da Costa. Além da aplicação, a Infraspeak dispôe também de sensores inteligentes (IoT) que permitem automizar a “recolha de informação e geração de alertas”, explica.

Um dos desafios foi encontrar uma solução tecnológica que permitisse resolver problemas tanto a uma empresa pequena como a uma grande, em setores distintos, que tanto podiam ser aeroportos como cadeias de hóteis, mas que pudessem utilizar a mesma solução e sentissem que era adequada. A reposta surgiu com uma loja de aplicações integrada na aplicação, que permite que cada cliente possa escolher que aplicações quer instalar, de acordo com as suas necessidades.

Durante a pandemia, a empresa continuou com uma trajetória de crescimento, conseguindo acompanhar os novos requisitos dos seus clientes. “O software hoje é incomparável com o que era quando arrancámos para o mercado”, diz o diretor-geral da Infraspeak.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt