"A empresa não aplicou mecanismos adequados para monitorizar os conteúdos publicados na plataforma, em particular aqueles que podem ameaçar a segurança dos menores e pessoas vulneráveis", indicou, num comunicado, a Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (AGCM) da Itália.

A agência acrescentou que "os conteúdos são sistematicamente sugeridos aos utilizadores graças ao algoritmo de avaliação de perfis, o que estimula um uso cada vez maior da rede social".

A multa foi aplicada a três unidades do grupo chinês Bytedance: TikTok Technology, da Irlanda; TikYTok Information Technologies UK e TikTok Itália.

A AGCM afirmou que o TikTok não cumpriu as orientações que anunciou para garantir que a aplicação fosse um espaço seguro.

"As orientações são aplicadas sem ter em conta adequadamente as vulnerabilidades dos adolescentes, caracterizadas por mecanismos cognitivos particulares dos quais se derivam, por exemplo, a dificuldade de diferenciar realidade de ficção e a tendência de imitar comportamentos em grupo", acrescentou.