O recurso chama-se "Quiet Mode" ["Modo Silencioso"] e vai estar disponível nos Estados Unidos nos próximos dias, segundo o Techcrunch. Contudo, esta funcionalidade apenas vai ser possível nas viagens premium Uber Black e Uber Black SUV.

Na aplicação, os utilizadores vão poder selecionar três modos: "preferencialmente em silêncio”, “feliz por falar” ou deixar a configuração como "sem preferência". Com isto, é possível que mais pessoas optem pelos serviços mais caros, principalmente quem pretenda usar o tempo para trabalhar, dormir uma sesta, atender telefonemas ou apenas descansar enquanto aproveita a viagem.

Contudo, os utilizadores só podem configurar estas opções antes de receberem um Uber Black ou SUV e nunca enquanto aguardam a viagem ou quando já estiverem na viatura.

Além destas opções, é possível indicar-se se há bagagem a levar — de forma a que o motorista pare no melhor sítio para carregar tudo — e escolher a temperatura do caro, para que não esteja contra a vontade do cliente.

"Estamos a procurar criar mais diferenciação entre os produtos premium e os produtos regulares, de modo a incentivar mais viagens", explica Aydin Ghajar, gerente de produtos da Uber. O Modo Silencioso é "é algo que as pessoas já estão a pedir há muito tempo", e os condutores mais faladores têm sido objeto de humor.

“A reação dos motoristas da Uber Black foi extremamente positiva, uma vez que eles querem proporcionar uma grande experiência ao seu cliente… mas, por outro lado, não sabem necessariamente o que o cliente quer. Os motoristas orgulham-se muito do que fazem como agentes de atendimento ao cliente”, assegurou.