O criador da loja vive em Viken, uma aldeia com cerca de 4.200 habitantes na costa leste da Suécia. A cidade mais próxima, Helsingborg, fica a 20 minutos de carro. Estes fatores ajudaram a criar o conceito de uma loja de conveniência, que nunca fechasse e que não precisasse de trabalhadores.

Para tal criou, Robert uma aplicação para os smartphones que serve para abrir a porta da loja, e, em seguida, transforma o telefone num scanner para registar as compras. No final do mês, os clientes recebem a fatura. Todo este sistema traz várias vantagens para os clientes - uma delas é a total ausência de filas.

Por segurança, a porta permanece aberta durante oito segundos e Robert instalou câmaras na loja, mas, em última análise, a confiança é a base desta ideia.

A loja tem produtos lácteos, alimentos congelados e secos, mas com o tempo será a procura que irá decidir o que vai vender. Robert espera trabalhar com produtos locais, no futuro.

A app surgiu porque ter uma loja com "pessoal 24/7 é muito caro, então usei a tecnologia para resolver esse problema ", disse Robert Ilijason. Por ter muito pouco pessoal a trabalhar consigo, Robert consegue ter os produtos com preços mais baixos.

O objetivo de Ilijason passa agora por abrir outras lojas de forma a verificar se este conceito funciona numa escala maior. "Talvez consigamos criar um serviço em grande escala na Suécia, talvez até fora do país", disse o empresário.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.