Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou-se na Web Summit com o "mayor da inovação" e apelou aos empreendedores que enchem a Altice Arena na noite de abertura da cimeira tecnológica que "sonhem em grande, mas dediquem-se aos detalhes, porque é isso que muda o mundo".

"Se querem mudar o mundo, precisam de sonhar e inspirar as pessoas, mas também têm de se dedicar aos detalhes", disse Moedas, acrescentando que "é essa dicotomia, entre os sonhos e os detalhes", que o move "como pessoa e como político".

"O meu sonho é que Lisboa se torne a capital da inovação, mas para isso acontecer é preciso ir para lá da Web Summit, ser capaz de convencer a vossa empresa a ficar em Lisboa", notou. Assim, o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou o lançamento no próximo ano de uma "fábrica de unicórnios, onde vamos ensinar os detalhes e os processos, e fazer dos sonhos grandes negócios, criar empregos e mudar o mundo e ter propósito. É isso que a Fábrica de Unicórnios será", reforçou.

Os "unicórnios" são empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares, sendo que existem pelo menos quatro de origem portuguesa: a Farfetch, a OutSystems, a Talkdesk e, mais recentemente, a Feedzai.

A Web Summit arrancou hoje em Lisboa e a organização espera cerca de 40 mil participantes, entre startups, investidores, empreendedores e jornalistas.

Entre os vários oradores, destaca-se a presença da denunciante Frances Haugen, a ex-funcionária do Facebook que divulgou uma série de documentos que deram origem a uma investigação do Wall Street Journal e a uma audição no Senado norte-americano sobre os efeitos negativos do Instagram nas adolescentes; Tom Taylor, responsável pela assistente virtual da Amazon, a Alexa; a portuguesa Daniela Braga, fundadora da DefinedCrowd (agora Defined.Ai), que foi convidada para integrar a task-force da Administração de Joe Biden para a estratégia da inteligência artificial, David Simas, o lusodescendente que é CEO da Obama Foundation e que foi vice-assistente do ex-presidente dos EUA; a comediante Amy Poehler, o presidente da Microsoft, Brad Smith, entre muitos outros.

Veja aqui o roteiro The Next Big Idea para esta edição da cimeira tecnológica.

A Web Summit decorre até 4 de novembro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt