“120 batimentos por minuto”, de Robin Campillo, sobre os anos de ativismo na luta contra a Sida, nos anos 1990 em França, e “Au revoir là-haut”, de Albert Dupontel, adaptação de um romance passado na Primeira Guerra Mundial, competem nas principais categorias, como melhor filme, realização, fotografia, montagem e representação.
Para o César de melhor realização estão ainda indicados Mathieu Amalric (“Barbara”), Julia Ducournau (“Grave”), Hubert Charuel (“Petit Paysan”), Michel Hazanavicius (“Le redoutable”) e Eric Toledano e Olivier Nakache (“Le sens de la fête”).
A comédia “Le sens de la fête” segue com dez nomeações e “Barbara”, o filme de Mathieu Amalric com a atriz Jeanne Balibar, soma nove nomeações.
Além destes todos já referidos, “Le brio”, “Patients”, “Petit paysan” também estão nomeados para melhor filme.
Para o César de melhor atriz estão indicadas Jeanne Balibar, Juliette Binoche, Emmanuelle Devos, Marina Foïs, Charlotte Gainsbourg, Karine Viard e Doria Tillier.
Swan Arlaud, Daniel Auteuil, Jean-Pierre Bacri, Guillaume Canet, Albert Dupontel, Louis Garrel e Reda Kateb estão indicados para melhor ator.
A atriz espanhola Penélope Cruz receberá um César de honra.
A 43.ª cerimónia dos César acontecerá a 02 de março em Paris e pela primeira vez será atribuído um prémio ao filme francês mais visto nas salas de cinema.
Comentários