"Organizamos esta exposição pelo oitavo ano consecutivo. O que começou quase como um capricho, para desenvolver na nossa cidade uma atividade ligada ao artesanato, que não um mercado de Natal, tem crescido de ano para ano", disse à agência Lusa a secretária da Direção de A Barrica - Associação de Artesãos da Região de Aveiro.
Até ao dia 06 de janeiro, a cidade de Aveiro terá cerca de 900 peças de presépios tradicionais em exposição, mais 100 face a 2016.
Segundo Ana Silva, “Quase metade” das peças expostas no ano passado foram vendidas, um número que se espera possa ser ultrapassado.
"Numa altura, em que a coleção de presépios está em voga, conseguimos aliciar visitantes e compradores de variadíssimos pontos do país", disse a secretária da direção da Associação.
Quanto ao número de artesãos presentes são seis dezenas, de "norte a sul do país", algo que deixa Ana Silva "muito contente", porque "não só aumenta a variedade e qualidade da exposição, como também se permite aos aveirenses conhecerem o trabalho de colegas” de outras regiões.
Para Ana Silva, este evento tem como objetivos impulsionar o comércio tradicional, em particular na venda de artesanato, mas também dinamizar o artesanato credenciado.
Segundo a Associação de Artesãos da Região de Aveiro, todos os participantes estão credenciados com a Carta de Unidade Produtiva Artesanal.
A secretária da direção explicou à Lusa que a Associação de Artesãos tenta que "haja variedade, não só de artesãos, mas também de materiais utilizados".
"Consoante a zona do país representada, as matérias-primas e os estilos são diferentes, desde o típico figurado cerâmico de Barcelos, ao vidro da Marinha Grande ou à cortiça do Algarve" acrescentou.
Desde o primeiro ano que este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
A Exposição decorrerá 06 de janeiro na sede da Associação dos Artesãos da Região Norte.
Comentários