A história original era de que dois idosos tinham-se escapulido no dia 3 de agosto para ir ao Wacken Open Air, um dos maiores festivais de música pesada do globo, com as autoridades a encontrá-los às 3 da manhã no recinto depois do lar onde residiam ter dado o alerta da sua fuga.

A conclusão desta narrativa seria de que os homens foram forçados a apanhar um táxi para ir para casa sob escolta de um carro da polícia.

A notícia partiu de uma nota lançada pela polícia de Itzehoe que descrevia os homens como "idosos", saídos de um "lar" e que "obviamente gostavam do festival de metal". Difundida por todo o globo, afinal não era bem assim. Escreve agora a Deutsche Welle - que tinha avançado com a primeira versão e na qual o SAPO24 se baseou - que os senhores não era idosos nem chegaram a entrar no festival.

O desmentido foi feito por Peter Berndt, porta-voz da polícia de Itzehoe, que disse à emissora pública NDR que os dois indivíduos têm na verdade 58 e 59 anos, que ambos sofrem de doenças mentais e que saíram do lar para ir à vila de Wacken e não ao festival, localizado nas proximidades, já que nem bilhetes tinham.

O mesmo porta-voz acrescentou que, por terem consumido álcool, os homens estavam numa "situação de desamparo" e que a polícia os encontrou às 3 da manhã numa paragem de autocarro porque "aparentemente tinham perdido o último autocarro para casa".

As autoridades levaram os dois indivíduos para uma tenda médica preparada para festivaleiros e, horas depois, chegou um táxi no qual partiram de bom grado para casa, acompanhados por um carro patrulha.

Já na sua 29ª edição, o Wacken Open Air, organizado no estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, é considerado uma “meca” do heavy metal. O festival teve lugar este ano de 2 a 4 de agosto.

As estimativas apontam para uma afluência de 75.000 pessoas, já que os ingressos esgotaram para ver artistas como Judas Priest, Sepultura, Ghost, Converge, Arch Enemy ou Nightwish.