"A 26.ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Fundação Abreu Callado (Benavila), Monforte e Ponte de Sor, no Alentejo, de 6 a 12 de de Novembro", adianta a organização em comunicado.

Nesta edição, o evento conta com a participação de 38 equipas de vários países: Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Além disso, a população também está "convidada a viver a inesquecível experiência de voar", é referido.

“Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente”, explica Maria Inês Soares, da organização do evento. "A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes".

Por isso, se quiser andar de balão no Alentejo, — há 11 voos livres no âmbito do festival — deve adquirir uma pulseira solidária, disponível aqui.

Os voos livres vão ser realizados, maioritariamente, duas vezes por dia (07h00 e 14h30), sempre que as condições meteorológicas o permitam.

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow, ou seja, "um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente", a 11 de novembro, às 19h30, em Ponte de Sor.

"Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música", é explicado.

A organização do festival cabe, como tem sido habitual, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, fundado em novembro de 2012 — a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.