"Lançado em 2018, o projeto ‘Condeixa Criativa' constitui uma aposta no empreendedorismo local, estando prevista a criação de espaços de incubação para produção (ateliers), comercialização, demonstração e exposição, bem como espaços de cowork para os empreendedores que se pretendam instalar", refere o consórcio Inov C em comunicado.

Citado no documento, Carlos Cerqueira, Coordenador do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação do Instituto Pedro Nunes, uma das entidades do consórcio, destaca que "o município de Condeixa possui uma importante tradição ligada à produção artesanal de louças pintadas à mão".

"Esta é uma atividade que ainda emprega algumas dezenas de pessoas, devido à grande percentagem destes artigos que se consegue enviar para exportação", salienta.

No entanto, ressalva que esta é uma atividade "que precisa de inovar e de ser modernizada, sobretudo nos aspetos relacionados com a sua promoção e divulgação e ainda no que diz respeito à qualificação de mão-de-obra mais jovem que permita proporcionar um novo dinamismo ao setor".

"'Condeixa Criativa' surge assim como uma das soluções propostas para o lançamento de novas iniciativas empreendedoras de base artística e cultural, especialmente alicerçadas na temática da cerâmica tradicional, que possa servir de polo de dinamização de atividades empreendedoras no município", lê-se no comunicado.

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que tem como objetivo consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.