Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway (na imagem acima)

Este é um nome recorrente na lista dos homens mais ricos do mundo. Warren Buffett já chegou a ocupar o primeiro lugar da lista em 2008, e neste momento encontra-se na terceira posição.

O que muitos podem desconhecer é que Buffett continua a viver na mesma casa que comprou em 1958 por 31500 dólares (cerca de 28 mil euros). De acordo com a Forbes, da sua dieta diária fazem parte cinco Coca-colas e pacotes de Cheetos.

Em 2014, o multimilionário confessou que a sua qualidade de vida não estava dependente do dinheiro. “A minha vida não podia ser mais feliz. Na verdade, seria muito pior se eu tivesse seis ou sete casas. Tenho tudo o que preciso e não preciso de mais nada porque não faria nenhuma diferença”.

Mark Zuckerberg, co-fundador e CEO do Facebook

Bebés 'famosos' que nasceram em 2015

Um dos mais jovens multimilionários do mundo é conhecido por viver uma vida sem extravagâncias. Prova disso é o facto de o carro de Zuckerberg ser um Volksvagen e de viver numa casa bastante simples com a mulher Priscilla e a filha Max.

A sua imagem de marca são as calças de ganga e as t-shirts lisas. Nas palavras do próprio “quero simplificar a minha vida de maneira a que as decisões que tenha de tomar estejam focadas em servir a sociedade da melhor maneira possível”.

Carlos Slim Helú, fundador do Grupo Carso

Carlos Slim

Conhecido no México, seu país natal, como Midas, pela sua habilidade para negócios bem sucedidos, este multimilionário, tal como Warren Buffett, vive na mesma casa há mais de 40 anos.

Em entrevista à agência Reuters, Helú, explicou que, para ele, a riqueza “é como um jardim: a única coisa é fazê-lo crescer, reinvestir para torná-lo maior ou diversificar-se em outras áreas”.

O homem mais rico do México tem um Mercedes-Benz e recusa as estravagâncias que a sua condição lhe pode proporcionar como jatos privados ou iates. Esta é a mesma filosofia que tenta passar aos colaboradores. Na sua opinião “há que manter a austeridade em tempos de prosperidade”.

Charlie Ergen, CEO da Dish Network e da EchoStar Communications Corporation

Charlie Ergen

É difícil de acreditar, mas segundo a Forbes, o multimilionário norte-americano continua a levar a sua marmita de comida todos os dias para o escritório. De acordo com a mesma fonte, quando Ergen viaja em trabalho, opta por partilhar quarto com os seus colegas de viagem para reduzir custos.

O próprio multimilionário considera que esta austeridade é uma herança de família uma vez que a sua mãe viveu os tempos da Grande Depressão, que afetou os Estados Unidos nos anos de 1930, depois do crash da bolsa, em 1929.

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex

Amancio Ortega

Um dos homens mais poderosos de Espanha almoça todos os dias na cantina da sede da Zara, junto com os funcionários.

Ortega é conhecido pela descrição em relação à sua vida pessoal e zela muito pela sua privacidade, tendo aversão ao luxo e evitando comparecer em eventos sociais.

Tal como Mark Zuckerberg, o dono da Zara não varia muito no seu vestuário. Camisa de estilo Oxford, calças cinzentas e mocassins são a sua imagem de marca.

Ingvar Kamprad, fundador do Ikea

Ingvar Kamprad

O dono de uma das empresas de mobiliário mais famosas do mundo é conhecido por viajar em companhias aéreas low-cost e andar todos os dias de transportes públicos.

Kamprad, que é considerado o segundo homem mais rico da Europa, é uma presença recorrente nas cantinas do Ikea. Quando não está a conduzir o seu Volvo, é possível vê-lo a andar de autocarro, mesmo aos 89 anos de idade.

Azim Premji, CEO da Wipro Limited

Azim Premji

O empresário indiano da área das tecnologias de informação só compra carros em segunda mão e não deixa de relembrar os seus funcionários que desliguem as luzes do escritório.

Premji leva tão a sério a sua austeridade que já foi dito que ele consegue ser pior que a personagem do Tio Patinhas.

Apesar da sua fortuna, o empresário indiano costuma apanhar um táxi quando se desloca do aeroporto para casa e só viaja em classe económica.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.