A apresentação destas iniciativas decorreu ontem na sede da Altice Portugal, empresa detentora da MEO, contando com a presença de João Epifânio, Administrador do segmento de consumo da Altice Portugal, e Tiago Silva Lopes, Diretor de produtos e serviços da MEO.

Com o mote “Imagine Juntar Desporto, Filmes e Séries”, a campanha de rentrée do MEO oferece oferece um novo pacote que inclui o serviço de streaming MEO Filmes e Séries em HD e Ultra HD e a subscrição à Eleven Sports com novas funcionalidades para visualizar eventos desportivos.

No que toca ao MEO Filmes e Séries, este será um serviço desenvolvido in-house que contará com vários parceiros de referência. Segundo Tiago Silva Lopes, os parceiros inaugurais integrantes neste serviço vão ser o AMC, o AXN e a BBC, no que toca às séries, Cinemundo para os filmes e Cartoon Network Premium com os desenhos animados para os mais novos.

Se o AMC, diz o diretor de produtos e serviços da MEO, representa “um investimento em conteúdos de referência”, sendo a casa de séries como “Breaking Bad”, “The Son”, “Fargo” ou “Fear The Walking Dead”, o AXN é um parceiro com “algumas das séries mais vistas de Portugal”, como “The Good Doctor”, “Chicago Fire” ou “Mr. Mercedes” — uma das séries disponíveis no serviço antes de passar nos canais lineares, isto é, na habitual grelha.

Campanha MEO Outono
créditos: MEO

Já a BBC dispensa apresentações, sendo descrita pelo diretor de produtos e serviços MEO como uma “referência a nível mundial, a todos os níveis, quer por tudo aquilo que fizeram a nível de produção, quer pela forma como se reinventaram”. Da emissora britânica estará parte do seu catálogo mais recente, como “War & Peace” ou “Shakespeare & Hathaway”, mas principalmente estão disponíveis clássicos em exclusivo, figurando nomes como “Blackadder”, “Allo Allo” e “The Office”, juntando-se mais tarde “Yes, Prime Minister” e “Doctor Who”.

No que toca aos filmes, a MEO vai manter a parceria com a distribuidora portuguesa Cinemundo, sendo que, em matérias de desenhos animados — “porque a família também é feita dos mais pequeninos" disse Tiago Silva Lopes —, o Cartoon Network Premium vai ser integrado no serviço. Para além de disponibilizar o seu catálogo — onde sobressaem nomes como “Teen Titans”, “Gumball” ou “Hora de Aventuras” —, o serviço on-demand vai também incluir antestreias.

"Nem toda a gente gosta de séries, nem toda a gente gosta de ver filmes. Às vezes apetece-nos ver uma coisa ou outra. Procurámos juntar tudo num pacote apetecível e fácil de utilizar”, disse Tiago Silva Lopes, avançando que esta iniciativa foi pensada consoante os padrões de consumo vigentes — consumo on-demand, com binge watching de séries em HD e 4K — e o feedback dos clientes. “As pessoas gostavam de ter pacotes que pudessem englobar tudo aquilo que uma família pudesse aproveitar como um todo”, justificou o diretor de produtos e serviços da MEO, concluindo que a marca quis assim criar “um ecossistema onde possam ter todos os seus conteúdos”.

Essa aposta também passa pela oferta desportiva. A maior novidade da MEO nesse sentido passa pela inclusão da experiência multiview, disponível para os assinantes Sport TV e/ou Eleven Sports. A partir do próximo fim-de-semana, vai ser possível ver até quatro eventos desportivos de quatro canais ao mesmo tempo, havendo um ecrã principal e três adjacentes do lado direito da tela. Esta funcionalidade, porém, não vai poder cruzar canais Sport TV e Eleven Sports, sendo usada em separadao para cada um destes serviços, ou seja, vai ser possível ver quatro canais Sport TV em simultâneo ou quatro canais Eleven Sports.

Campanha MEO Outono
créditos: MEO

Segundo Tiago Silva Lopes, a decisão para incluir esta nova funcionalidade partiu também do feedback dos clientes, que, perante a grande oferta disponível, “gostavam de poder ter acesso a estes conteúdos desportivos ao mesmo tempo", pelo que a solução foi criada para que “se pudesse estar a ver mais do que um conteúdo de uma vez". Esta experiência, criada também in-house, é considerada pelo diretor de produtos e serviços MEO uma "forma muitíssimo diferenciadora de ver futebol e outros desportos".

Contudo, esta não é a única novidade desportiva, já que um velho conhecido passa a ser incluído de forma permanente no serviço da MEO. Lançada no Euro 2016 e usada em várias competições desde então, a Timeline vai passar a poder ser usada em todos os jogos. O que esta funcionalidade permite é que os utilizadores andem para trás num jogo em direto para ver os melhores momentos e as estatísticas, colocadas em tempo real de forma dinâmica.

O estabelecimento em definitivo da Timeline, em conjunto com o Multiview, vai, segundo Tiago Silva Lopes, “dar a melhor experiência de desporto em televisão em Portugal”.

Com o MEO Filmes e Séries disponível no canal 80 da grelha — e temporariamente no 17 também — por 5 euros por mês e a Eleven Sports tabelada com 10 euros mensais, a MEO vai avançar com um pacote promocional que agrega ambos os serviços por 10 euros. Para além de estar disponível para os clientes atuais, os aderentes dos pacotes M3 e M4 vão poder usufruir até seis meses de oferta de ambos os serviços.

Com o mote “Imagine o seu MEO de sonho”, a campanha multimeios de apoio a esta iniciativa vai voltar a ter como protagonistas os futebolistas Cristiano Ronaldo e Neymar Jr. e vai para o ar amanhã.

No entanto, para além da apresentação do novo pacote, os responsáveis da MEO deixaram ainda algumas notas sobre o futuro. Depois de assegurados os conteúdos da Amazon Prime, Tiago Silva Lopes admitiu decorrerem conversas quanto à possibilidade futura de incluir o Disney Plus, futuro serviço de streaming da gigante norte-americana, na box MEO, adiantando também que há planos de fazer parcerias com a RTP quanto à inclusão de alguns dos seus conteúdos multiplataforma.

No que toca à parceria com a Amazon, João Epifânio disse que a Altice é a primeira operadora a trabalhar com a multinacional na distribuição dos seus conteúdos. O lançamento vai ocorrer numa primeira fase em França, seguindo-se para os outros países. 

Depois da Netflix, estas apostas cimentam a estratégia da MEO em ser um dos principais operadores em Portugal a oferecer conteúdo aos seus utilizadores, sendo que, segundo o administrador do segmento de consumo da Altice Portugal, o objetivo é integrar cada vez mais parceiros.

O mercado neste momento ameaça tornar-se cada vez mais fragmentado — a Netflix, por exemplo, está a perder catálogo para várias produtoras que agora querem lançar as suas próprias plataformas — o que torna difícil agremiar conteúdos. Todavia, Tiago Silva Lopes defende que essa realidade pode ser uma mais valia para operadoras como a MEO. "Quanto mais fragmentado for o mercado, mais eles precisam de ter parceiros fortes como nós para poderem chegar aos seus clientes", diz o diretor de produtos e serviços da MEO. "O que acontece hoje é que eles vêm bater à nossa porta para trabalharem em conjunto connosco em dinâmicas comerciais porque sabem que um dos principais factores diferenciadores é trabalharem com os operadores presentes nos mercados", concluiu.

Já segundo João Epifânio, esta diversificação da oferta, em conjunto com outros valores da empresa — do "Investimento nas infraestruturas" em solo nacional até à "Inovação" levada a cabo pelos Altice Labs" — permitiram à Altice Portugal atingir, com a MEO, um lugar de "co-liderança" do mercado de Pay TV. O administrador lembrou, inclusive, que a marca foi lançada em 2008 "com zero clientes de televisão", tendo vindo a fazer um percurso que chegou "aos 40% de quota de mercado".

[Nota: O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, propriedade da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., detida pelo Grupo Altice]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.