Com estas preocupações em mente, o SAPO24 selecionou algumas dicas essenciais para fazer desta ocasião uma experiência de compras com cibersegurança e com uma visão mais sustentável.

No que diz respeito à cibersegurança, a escola tecnológica Ironhack sugere cinco dicas essenciais a ter em conta enquanto se faz compras na Black Friday:

  • Comprar apenas em sites de confiança: ao realizar compras online, o consumidor deve certificar-se que usa apenas sites de confiança e conhecidos. É aconselhável evitar ofertas que pareçam suspeitas ou que provenham de fontes não confiáveis. Os sites seguros geralmente têm "https://" no seu endereço.
  • Utilizar a autenticação de dois fatores: reforçar a segurança das contas online habilitando a autenticação de dois fatores sempre que possível adiciona uma camada extra de proteção, visto que exige uma verificação adicional além da palavra-passe.
  • Estar atento a e-mails de phishing: ter cuidado com e-mails que oferecem promoções irresistíveis. Os consumidores devem verificar cuidadosamente a autenticidade dos e-mails recebidos, evitando clicar em links suspeitos. As empresas legítimas não solicitam informações pessoais ou financeiras via e-mail.
  • Atualizar palavras-passe e utilizar cartões virtuais: antes de iniciar as compras da Black Friday, o utilizador deve certificar-se de que as suas senhas estão atualizadas e são robustas. É importante considerar o uso de cartões virtuais ou métodos de pagamento seguros para minimizar os riscos em caso de comprometimento.
  • Monitorizar as contas de forma regular: ficar atento às atividades nas contas bancárias e cartões de crédito bem como monitorizar regularmente as transações pode ajudar a identificar rapidamente qualquer atividade suspeita, permitindo uma resposta imediata.

Já do ponto de vista da sustentabilidade, a Spotahome, uma plataforma que alia a tecnologia ao imobiliário, apresenta as seguintes sugestões:

  • Priorizar empresas sustentáveis: optar por comprar em empresas que adotam práticas sustentáveis nas suas operações e que demonstram compromisso com a responsabilidade ambiental, seja por utilizarem em materiais recicláveis ou por investirem numa produção ética e com vista à redução da pegada de carbono.
  • Escolher produtos duradouros: em vez de comprar produtos de baixa qualidade que podem precisar de ser substituídos rapidamente, investir em produtos de alta qualidade que terão uma maior durabilidade.
  • Optar por produtos reciclados ou recicláveis: escolher produtos feitos a partir de materiais reciclados ou que sejam recicláveis ajuda a reduzir a quantidade de resíduos gerados e contribui para a economia circular.
  • Promover o consumo consciente: antes de realizar uma compra, refletir sobre a sua real necessidade. Evitar compras por impulso e avaliar se o item atende a uma necessidade genuína.
  • Participar em iniciativas de doação ou reciclagem: no caso de substituir um item através de uma compra nesta Black Friday, considerar doar ou reciclar o produto antigo. Muitas empresas e organizações oferecem programas de reciclagem ou aceitam donativos, de forma a minimizar a quantidade de resíduos que vão parar a aterros sanitários.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.