Visitas guiadas, aulas abertas dos bailarinos e a ensaios comentados de novas criações fazem parte de uma programação criada especialmente para celebrar a data no Teatro Camões, mas que se estende também a Aveiro, Leiria, e Faro.
"Espreitar para lá da cortina da CNB tem a ver com a ideia de abertura e de aproximação aos públicos habituais, e dirigida aos novos públicos que estamos a conquistar", explicou a diretora da companhia nacional Sofia Campos, em declarações à agência Lusa.
O Dia Mundial da Dança, instituído pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, é celebrado a 29 de abril, data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica "Lettres sur la Danse", Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.
Neste dia comemora-se, em instituições de todo o mundo, a dança enquanto linguagem universal que aproxima artistas e públicos.
Para assinalar a data, a diretora quis, com esta programação, "dar a conhecer, de uma forma mais informal, mas próxima, como é o dia-a-dia dos bailarinos, como se preparam para os espetáculos, como são os ensaios, explicando os códigos do seu trabalho, e como se organizam" estes profissionais.
"Na CNB nunca foi feito, é a primeira vez. É um programa novo e diferente, que revela os momentos do processo criativo", assinalou Sofia Campos, acrescentando que a própria companhia "está com grande expectativa" em relação a esse dia.
Questionada sobre o porquê de esta área continuar a ser muitas vezes referenciada como ´o parente pobre da cultura´, Sofia Campos disse que continua a ouvir esta frase, "que descreve uma realidade, independentemente da quantidade e qualidade dos bailarinos".
"A dança portuguesa teve permanentemente uma enorme capacidade de viajar, mas ficou sempre no fim da fila" na visibilidade da cultura, comentou, acrescentando que a CNB "está a trabalhar para que a dança ocupe um lugar de mais destaque".
A programação da Companhia Nacional de Bailado para celebrar o Dia Mundial da Dança no Teatro Camões decorrerá a partir das 15:00 de segunda-feira.
Estão previstas visitas aos bastidores e, depois da aula dos bailarinos, a ter lugar no palco do teatro, serão realizados ensaios comentados de duas novas criações: "Annette, Adele, e Lee", e "Madrugada", respetivamente, dos coreógrafos Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes.
Comentários