A lista dos 12 álbuns finalistas foi anunciada hoje e dela fazem parte alguns artistas já nomeados e premiados em edições anteriores, mas também estreias, como a de Ed Sheeran, um dos artistas que têm somado mais vendas e popularidade na Internet.
Ed Sheeran, 26 anos, está nomeado com o terceiro álbum, "Divide", editado em março, que inclui o sucesso "Shape of you" e que vendeu, só no Reino Unido, cerca de dois milhões de cópias.
Finalistas ao Mercury são ainda, por exemplo, "I see you", dos The XX, trio distinguido em 2010, "Relaxer", álbum dos Alt-J, que venceram o prémio em 2012, e "Let Them Eat Chaos", de Kate Tempest, nomeada em 2014.
Das escolhas fazem também parte "Process", de Sampha, e o álbum homónimo dos Blossoms.
Com exceção de Ed Sheeran, todos estes nomeados atuaram já este ano em Portugal. Kate Tempest tem concerto marcado para o Vodafone Paredes de Coura, em agosto.
O Mercury Prize foi criado no começo dos anos 1990 para reconhecer a qualidade artística da música que se produz no Reino Unido, atravessando diferentes géneros "da música contemporânea".
O galardão, no valor de 28 mil euros, está para a música como o Booker Prize está para a literatura e o Turner Prize para a arte, lê-se no ‘site’ oficial do Mercury Prize.
O prémio foi atribuído pela primeira vez em 1992 aos Primal Scream pelo álbum "Screamadelica".
O vencedor deste ano será anunciado a 14 de setembro em Londres.
Comentários