O Festival Literário Internacional de Óbidos - Fólio, que decorrerá de 10 a 20 de outubro, conta nesta edição com mais de 600 iniciativas, distribuídas por várias curadorias, e com a presença de vários escritores e ilustradores internacionais premiados.
O programa de atividades, este ano subordinado ao tema “Inquietação”, contempla, igualmente, um “Eco Mercado”, um Planetário, um espaço ‘MyMachine’ e um espaço Sustentabilidade.
O Fólio Autores conta com 14 mesas, com 39 intervenientes, entre os quais 22 autores internacionais e três autores nacionais.
O SAPO24 apresenta uma seleção de sete conversas para acompanhar neste evento literário:
- Humor. A 12 de outubro, às 21h00, dois autores portugueses juntam-se à conversa: Ricardo Araújo Pereira, humorista, e Pedro Mexia, poeta e crítico literário.
- Quotidiano. Beatriz Serrano, escritora e jornalista no El País, estreou-se no ano passado na ficção com "O Desencanto", sucesso de vendas em Espanha. O romance aborda as dificuldades do mercado laboral atual, que muitas vezes levam os trabalhadores ao limite. A sessão em Óbidos está marcada para 13 de outubro, domingo, pelas 15h00. A autora estará à conversa com Danya Kukafka. A moderação é da jornalista Mariana Oliveira.
- Diferença. Anna Kim, escritora austríaca nascida na Coreia do Sul, conversa com o autor bósnio Velibor Čolić, que viu a sua vida afetada pela guerra nos Balcãs. Uma conversa moderada por Ana França, para acompanhar a 13 de outubro, às 17h00.
- Medo. Madalena Sá Fernandes, autora de "Leme" e "Deriva", conversa com a escritora equatoriana Mónica Ojeda. Uma conversa a 18 de outubro, às 18h00, com moderação de Isabel Lucas.
- Mulheres. A escritora Scholastique Mukasonga, sobrevivente dos massacres no Ruanda, conversa com a autora brasileira Tatiana Salem Levy, que lançou o livro "Melhor não contar" onde refere que sofreu abusos do padrasto na infância, entre outros episódios. Uma conversa moderada por Sofia Branco, a 19 de outubro, às 18h00.
- Livros. Irene Vallejo vai regressar a Portugal por altura do lançamento da novela gráfica de "O Infinito num Junco", sobre a evolução dos livros. A autora espanhola vai estar no Folio no dia 19 de outubro, às 21h00, para uma conversa com Alberto Manguel, com moderação de António Costa Santos.
- Conflitos. O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez conversa com Andrey Kurkov, romancista ucraniano que lançou recentemente "O Osso de Prata", sobre conflitos. Um tema para acompanhar a 20 de outubro, às 15h00, com moderação de Ricardo Alexandre.
Outras atividades a aproveitar no Fólio
No Fólio BD estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a realização de duas mesas redondas e serão apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation.
O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com destaque para o espetáculo “entre nós” que apresenta talentos emergentes, num concerto único, a 13 de outubro.
Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e duas itinerâncias com as bandas filarmónicas locais.
Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM! - Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo, que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival.
Esta edição do festival assinala também a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Toda a programação do festival pode ser consultada aqui.
Em 2023, o Fólio atraiu cerca de 90 mil pessoas a Óbidos, numa edição que teve o “Risco” como tema central, numa organização da Câmara Municipal de Óbidos, da Empresa Municipal Óbidos Criativa, da Fundação Inatel e da Ler Devagar.
Comentários