O festival, que decorre até domingo, "celebra a língua portuguesa nas suas diversas expressões", através de iniciativas gratuitas em vários locais da vila, disse à agência Lusa Luís Gaiolas, vereador da Câmara de Almodôvar, a promotora, no distrito de Beja.

O programa do Escritas do Sul deste ano vai incluir uma mostra de literatura lusófona, três concertos, apresentações de três livros, duas mesas temáticas, duas performances artísticas, dois espetáculos de poesia e uma conversa improvável.

Segundo o vereador, os concertos, que vão decorrer na Praça da República, são "únicos", já que foram "produzidos especialmente para o festival" e resultam de residências artistas realizadas em Almodôvar.

O primeiro concerto, hoje, a partir das 22:00, vai misturar fado e flamenco e juntar o cantor português João Gil e o músico espanhol Riki Rivera.

No segundo concerto, no sábado, também às 22:00, o cantor português Jorge Palma vai atuar com a cantora galega Uxia.

No terceiro concerto, que fecha o festival, no domingo, às 19:00, a cantora e acordeonista portuguesa Celina da Piedade vai atuar com as cantadeiras do grupo galego Malvela e do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e representantes dos grupos corais femininos do concelho de Almodôvar.

O Cineteatro Municipal de Almodôvar vai ser o palco das apresentações dos livros "Amar-te e respeitar-te", de Jimmy P, hoje, às 18:15, e "Ode à Europa Morta", de Fernando Cabrita, às 16:30, e "Rimas das Minhas Insónias", de Noémia Pinheiro, às 17:00, no sábado.

A duas mesas temáticas também vão decorrer no cineteatro, uma sobre a língua portuguesa e os jovens, hoje, às 19:15, e outra sobre a Escrita do Sudoeste, no sábado, às 18:00.

A conversa improvável, com a apresentadora de televisão Júlia Pinheiro, decorre hoje, a partir das 21:00, na Praça da República.

"Os 5 elementos do convento", por Rui Santana e Filipe Vilar, às 19:00, e "Ravôdomla - Ensaio sobre uma origem semita em Almodôvar", por Letícia Larín, às 21:00, no sábado, no Convento de N. Sra. da Conceição, são as performances previstas.

No domingo, o convento também vai ser o palco dos dois espetáculos de poesia, sendo que o primeiro, uma apresentação de ensaios por Raúl Fernando Gonçalves, está previsto para as 17:00, e o segundo, "O popular e o Erudito", de poesia popular e música clássica, para as 18:00.

A mostra de literatura lusófona vai estar patente ao público desde hoje e até domingo no convento e na Biblioteca Municipal de Almodôvar.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.