Das 18 canções hoje em competição, ficaram afastadas da final de sábado as músicas da Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro.

A pontuação foi decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competiram na semifinal votaram, bem como os júris de Alemanha, França e Itália, países automaticamente qualificados para a final e cujas canções foram hoje apresentadas.

A canção da Letónia, “Funny Girl”, uma das afastadas da final, foi interpretada por Laura Rizzotto, que tem dupla nacionalidade: letã e brasileira.

Na terça-feira, realizou-se a primeira semifinal, tendo sido apuradas para a final as músicas da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

Nesse dia foram também apresentadas as canções de Portugal, Reino Unido e Espanha, automaticamente apuradas para a final.

Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha têm acesso direto à final por serem os países que contribuem com mais verbas para a European Broadcasting Union (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso.

Por ser o país anfitrião, Portugal também ficou isento das semifinais. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema “O Jardim”, composto por Isaura.

Portugal venceu o Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez no ano passado, com a canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela EBU, em parceria com a RTP.

[Notícia atualizada às 22h31]