Sob o signo do Macaco de Fogo este ano promete trazer emoções fortes e mudanças repentinas. Saiba algumas das tradições que fazem parte desta festa milenar.

Macaco de Fogo

Curioso, inteligente e amigável, estas são algumas das principais características do Macaco no horóscopo chinês. O macaco regido pelo fogo é caracterizado ainda pela impulsividade e ambição.

Viagens

A chegada do Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar é uma data móvel, que se rege pelo calendário lunissolar. É um período de festa e é o maior feriado na China, também conhecido como Festival da Primavera. Numa altura em que as famílias se reúnem, milhões de chineses viajam, dentro e fora do país. Em menor escala, a data é também festejada em várias cidades ocidentais, que contam com comunidades chinesas e orientais.

Veja a galeria de fotos com as celebrações pelo mundo.

Vermelho e dourado

A cor vermelha é uma constante nas celebrações do Ano Novo Lunar. É uma cor vibrante e que traz sorte, afugentando os espíritos malignos. Entre as lanternas vermelhas, há sempre muitos adornos dourados, cor que simboliza a riqueza e abundância.

Limpar a casa

Durante este período, deve-se realizar uma limpeza na casa, para "varrer" a má sorte acumulada ao longo do ano. Nos primeiros dias do ano, não é recomendado limpar a casa, pois significa retirar a sorte e as boas energias que acabaram de chegar.

Troca de envelopes e presentes

Outra tradição levada a cabo nesta época é a troca de envelopes vermelhos com dinheiro e a oferta de presentes, que são, normalmente, alimentos - frutas ou doces.

Mesa farta

Durante os dias de feriado, as mesas chinesas estão sempre cheias. Na noite de véspera de ano novo é servido um banquete para toda a família. Pato, frango peixe e camarões fazem parte das ementas tradicionais. As tangerinas, também conhecidas como laranjas da sorte, estão sempre presentes.

Fogo de artifício

Tal como na celebração ocidental, o fogo de artifício é um elemento desta festa.

Oração

No dia de ano novo, é normal que seja feita uma peregrinação a templos, onde se acendem muitos incensos, entre orações, pedidos de boa sorte e agradecimentos aos deuses.

Baby boom na China?

Prevê-se que o Ano do Macaco traga mais nascimentos à China. Muitos casais adiaram a chegada de um filho durante o ano que agora termina - o do Carneiro, considerado menos auspicioso.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.