O XIII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda realiza-se este mês e o Guarda In Jazz irá decorrer em junho e julho, anunciou hoje a câmara numa conferência de imprensa no recinto da Feira Ibérica de Turismo, que decorre até domingo naquela cidade.

O Síntese começa hoje, às 21:30, com um concerto do Síntese - Grupo de Música Contemporânea, seguindo-se concertos de Dimitri Bokolishvili (Geórgia, dia 11) e MDI Ensemble (Itália, dia 16).

Em junho e julho, o TMG acolhe mais uma edição do Festival Guarda In Jazz que, segundo o seu coordenador e programador, Victor Afonso, inclui oito concertos, um bailado, uma conferência, a exibição de um filme e uma exposição.

Este festival começa no dia 29 de junho com o espetáculo de dança com base musical "Em Modo Jazz", pelo Quorum Ballet.

Seguem-se concertos do quarteto feminino Jogo de Damas (02 de julho), do trio Albatre (03), do Quarteto Solaris (05), do The Rite of Trio (09), de José Valente (10), de Carlos Martins Quinteto - Sempre (12) e de João Ventura & Rogério Pitompa (em 13 de julho).

Também no âmbito da iniciativa dedicada ao jazz, para o dia 06 de julho, às 21:30, estão agendados uma conferência de José Duarte e um concerto de Maria Anadon.

Ainda na música, destaque para concertos de Diogo Piçarra (18 de maio), da norte-americana Julia Holter (28) e do inglês Benjamim Clementine (06 junho).

No teatro, realce para a peça “Pedro”, que será representada pelo Teatro do Calafrio, da Guarda, no pequeno auditório do TMG, entre 22 e 25 deste mês.

Nas artes plásticas, a galeria de arte do Teatro da Guarda acolhe, entre 07 de junho e 30 de setembro, a exposição "O que faz falta? é malhar na malta!", de Luís Herberto.

Na conferência de imprensa de apresentação da programação do TMG para maio, junho e julho, Victor Afonso afirmou que estão agendadas 60 atividades com artistas de nove países.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, disse que a programação do TMG é "diversa, ampla, cosmopolita, cada vez mais de qualidade".

A câmara anunciou também hoje que no dia 29 de junho, pelas 18:00, será inaugurado o túnel de ligação dos edifícios do Teatro Municipal da Guarda, que permitirá melhorar a acessibilidade e o conforto do público ao complexo cultural que foi construído há 14 anos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.