As nomeações para os prémios de cinema da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA, na sigla original) foram reveladas hoje e "A oeste nada de novo", um drama épico alemão da plataforma Netflix sobre a primeira Guerra Mundial, conta com 14 nomeações, entre as quais as de Melhor Filme, Realização, Elenco, Banda Sonora e Direção de Fotografia.

"A oeste nada de novo", que é uma nova adaptação de um romance de Erich Maria Remarque, acumula ainda a nomeação para o BAFTA de melhor filme em língua não inglesa, numa categoria onde estão também "Corsage", "Argentina, 1985", "The Quiet Girl" e "Decisão de partir".

De acordo com a publicação Hollywood Reporter, "A oeste nada de novo" iguala a produção "O tigre e o dragão" (2000), de Ang Lee, como sendo o filme de língua não inglesa mais nomeado para estes prémios na história da Academia Britânica de Cinema.

Com dez nomeações para os BAFTA posicionam-se os filmes "Os espíritos de Inisherin", de Martin McDonagh, e "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo", de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que têm somado vários prémios e se posicionam entre os favoritos para os Óscares.

Além de "A oeste nada de novo", para o BAFTA de Melhor Filme estão indicados "Os espíritos de Inisherin", "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo", "Elvis" e "Tár".

Para o prémio de Melhor Realização surgem nomeados Park Chan-Wook ("Decisão de partir"), Gina Prince-Bythewood ("A mulher rei"), Todd Field ("Tár"), Edward Berger, Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Na categoria de melhor longa-metragem de animação estão "Turning Red - Estranhamente Vermelho", de Domee Shi, "Pinóquio", de Guillermo del Toro e Mark Gustafson, "Marcel the shell with shoes on", de Dean Fleisher Camp, "O gato das botas: O último desejo", de Joel Crawford.

Os vencedores dos BAFTA serão anunciados a 19 de fevereiro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.