O filme é baseado na obra literária do jornalista José Vieira, escrita em 2001, e deverá estrear no final de 2024.

O Filme "passa-se na década de 40, onde a ria era fonte de sustento de muitas famílias, bem como uma via de transporte de mercadorias, tendo como personagem principal um rapaz de 12 anos, que um dia, ao ouvir o seu avô contar a história da Fada da Ria, resolve ir à procura dela, aventurando-se pelos canais da laguna, à descoberta do ecossistema.

A Filmógrafo revelou que, ainda este mês deverá ter início o casting para escolher quem vai interpretar o papel principal, sendo feito em parceria com a Região de Aveiro, as Câmaras Municipais e os Agrupamentos Escolares, nos 11 municípios da ria.

António Costa Valente, um dos produtores do filme, adianta que “será uma aventura infantojuvenil didática e irá certamente atrair público dos 8 aos 80 anos".

“É a oportunidade perfeita para reviver o legado dos nossos avós e um estilo de vida que se vivia há quase um século", diz José Vieira, escritor e realizador do filme.

Para o escritor e jornalista, o filme vai dar a conhecer como se praticava a pesca na ria na década de 40, como se apanhava o moliço e como era a rotina do moliceiro nessa altura".