John Parish estará em Portugal em maio, para duas atuações, a 3 de maio, no Hard Club, no Porto, e no dia seguinte, na Culturgest, em Lisboa, com o espectáculo "Screenplay", integrado na programação do IndieLisboa.

"Screenplay" é um álbum - de 2013 e um espectáculo de música e cinema - que reúne temas que John Parish tem vindo a compor para o grande ecrã há cerca de duas décadas.

Em palco, John Parish interpretará as músicas acompanhado da projeção de excertos de filmes com os quais colaborou, como "L’enfant d’en haut", de Ursula Meier, "Little black spiders", de Patrice Toye, e "Plein sud", de Sebastien Lifshitz.

Com grande parte da programação ainda por anunciar, o IndieLisboa revelou hoje que, na secção "IndieMusic", estarão dois filmes que registam histórias do hip hop português: "Hip to da Hop", de António Freitas e Fábio Silva, e "Não consegues criar o mundo duas vezes", de Catarina David e Francisco Noronha.

Com "o intuito de compreender uma cultura que se afirmou através da música, da pintura e da dança no mundo inteiro", o primeiro filme conta com a participação de, entre outros, Mundo Segundo, Ace, Odeith, Bambino, Nomen, Chullage, Orelha Negra, Slow J, DJ Ride e SãoOneArt.

Já o filme de Catarina David e Francisco Noronha revisita "a memória do rap do Porto", desde os anos 1980 até à atualidade. Nele entram Dealema, Mind da Gap, Conjunto Corona ou Capicua.

O IndieLisboa está marcado de 26 de abril a 06 de maio, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

A organização tinha anunciado anteriormente que a realizadora argentina Lucrecia Martel e o cineasta francês Jacques Rozier vão estar direito a retrospetivas no programa "Herói Independente".