“A ideia de criar o nosso próprio evento surgiu naturalmente - um festival dedicado à literatura fantástica, ao convívio entre leitores e pessoas que apreciam este género literário”, disse hoje à agência Lusa a editora Safaa Dib, da Saída de Emergência.
O I Festival Bang!, no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, inclui palestras, sessões de autógrafos, uma exposição sobre Edgar Allan Poe, demonstrações de 'cosplay' – pessoas que envergam fatos e/ou atributos de personagens do imaginário fantástico - e ainda “momentos musicais”, sobre os quais a editora não quis adiantar nomes.
A escritora norte-americana Anne Bishop, de 62 anos, autora de vários títulos de ficção fantástica, entre os quais “Joia Perdida”, “Letras Escarlates” e “Os Pilares do Mundo”, é a autora convidada do certame.
A escritora, criadora dos mundos fantásticos “Joias Negras” e “Os Outros”, já vendeu em Portugal mais de 80.000 exemplares, segundo a editora.
O Festival será igualmente espaço para apresentação do catálogo de novidades editoriais do primeiro semestre de 2018, e do novo número da revista Bang!.
Quanto à exposição sobre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), é constituída pelas ilustrações originais de autores portugueses que ilustraram a edição de luxo "Os melhores contos de Edgar Allan Poe", editada pela Saída de Emergência e apresentada no passado dia 07, no cinema São Jorge, em Lisboa, no âmbito do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
A obra reúne 28 histórias curtas, como as conhecidas "O escaravelho de ouro", "O poço e o pêndulo" e "Montanhas escabrosas", entre outras, que foram ilustradas por Nuno Saraiva, Jorge Coelho, André Caetano, Ricardo Cabral, Osvaldo Medina, Susa Monteiro, Zé Burnay.
Safaa Dib realçou que a Saída de Emergência “há bastantes anos que se dedica à literatura fantástica" e tem "uma coleção dedicada ao tema, que é a maior em Portugal, com mais 250 títulos”, tendo participado em diversos eventos, nesta área.
A coleção Bang! das Edições Saída de Emergência começou em 2004 e, além de escritores estrangeiros como George R.R. Martin, autor de “A Guerra dos Tronos”, inclui alguns autores portugueses, não tantos como a editora desejaria. Entre os portugueses conta-se David Soares, autor entre outros, de “Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes”.
Safaa Dib projeta que o festival seja “uma festa de convívio e uma convenção” de quem gosta deste género literário, “pois, mais do que uma editora, a Saída de Emergência é uma leitora e uma apaixonada por este género de livros de que gosta genuinamente”.
Comentários