“This is the sea” ("Isto é o mar", em inglês) é o nome da coleção que Luís Buchinho apresenta na quarta-feira, pelas 16:30 horas locais (15:30 horas em Lisboa), na Garage Lübeck, um espaço que habitualmente acolhe intervenções artísticas, onde o criador recorre a "associações marítimas para desenvolver uma linha urbana com peças intemporais, resistentes à intempérie e à passagem do tempo”, explicou à Lusa Rafael Rocha, diretor de comunicação do Portugal fashion, projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que apoia a moda portuguesa.

Em declarações à Lusa, Luís Buchinho contou que se inspirou no “ambiente da costa marítima portuguesa” e, por isso, a coleção “This is the sea” leva à passarela da Garage Lübeck, no número 22 da Rue de Lübeck de Paris, coordenados que contam histórias a partir do mote dos pescadores, barcos, falésias, rochas e da areia.

Nesta temporada, Buchinho lança também em Paris uma linha de óculos de sol.

Quatro dias depois, no domingo, pelas 17:00 horas locais (16:00 horas em Lisboa), a 'designer' Fátima Lopes apresenta no Dôme de L’Éléphant Paname, um centro de artes e dança localizado no número 10 da Rue Volney de Paris, a sua nova coleção para a próxima estação fria, onde a cor preta volta a ter o papel principal, com apontamentos de verde seco, cinza, vermelho cereja e ameixa.

Na coleção de Fátima Lopes destacam-se os materiais nobres, como as caxemiras, peles, sedas, rendas e pêlos, e silhuetas “gráficas” e acentuadas em coordenados ora ‘rock’ moderno ora ‘ultra sofisticado’, explica à Lusa fonte do ateliê de Fátima Lopes.

Na pista vão poder ver-se vestidos de dia e de noite, ‘smokings’, ‘jumpsuits’, 'tops', saias, calças, casacos e capas que se declinam em várias versões.

A moda portuguesa vai estar também em Paris por via do 'Next Step' (Próximo Passo), outro projeto da ANJE para apoiar a internacionalização de negócios de ‘designers’ e marcas portuguesas, e entre os dias 02 a 07 de março, as ‘designers’ Alexandra Moura, Carla Pontes e Susana Bettencourt apresentam as suas coleções no ‘showroom’ da Semana de Moda de Paris Prêt-à-Porter.

Entre os dias 03 e 06 de março, a marca Babash Design vai estar, por seu turno, na Tranoï Femme, um certame da moda feminina de Pronto-a-Vestir.

“Estar na semana de moda de Paris Prêt-à-Porter significa para o Portugal Fashion estar no epicentro do mundo da moda. Na vertente passarela consolidamos, sem dúvida, a nossa presença: o trabalho dos ‘designers’ e marcas que apoiamos escalou no ‘ranking’ da notoriedade internacional do setor, o que desde logo contribuiu para uma elevação da imagem da fileira da moda nacional nos mercados exteriores”, considerou Rafael Rocha.

A semana Prêt-à-Porter de Paris que arranca esta terça-feira e conta com as apresentações de coleções de marcas como Chanel, Christian Dior, Miu Miu, Ninna Ricci, Saint Laurent ou Isabel Marant, decorrendo até 07 de março, dia em que termina com os desfiles de Louis Vuitton e Paul & Joe.

Paris é a sétima e última paragem do roteiro internacional do projeto Portugal Fashion para a temporada de apresentações outono/inverno 2017-18, que termina a época em Portugal, com desfiles em Lisboa e Porto, entre 16 e 19 de março.

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