Melania Trump exigiu, sob ameaça judicial, que se retirem os cartazes com a sua imagem de Zagreb, capital da Croácia, utilizados por uma escola de línguas, informou a emissora RTL Croácia.

"Imagine quão longe pode chegar com um pouco de inglês", lê-se no cartaz.

Segundo o El País, o Instituto Americano é uma "associação para a promoção do idioma inglês e da cultura americana" em Zagreb.

O processo foi confirmado na RTL na Eslovénia, lugar de origem de Melania, pela advogada da primeira-dama, Natasa Pirc-Musar.

"Os cartazes devem ser retirados num prazo de 24 horas", advertiu. "Também a legislação croata diz claramente que não se pode utilizar o rosto ou a fotografia de uma pessoa com objetivos comerciais sem o consentimento expresso da pessoa", acrescentou a advogada.

A escola já reagiu, diz o The Guardian. "Sentimos muito pelo facto de os cartazes serem mal interpretados como algo destinado a 'gozar' com a primeira-dama dos EUA", referiu Ivis Buric, porta-voz da escola. "Era para ser algo positivo, para mostrar Melania como um modelo".

Segundo a advogada de Melania Trump, "a escola admitiu que violou a lei e estão prontos para remover os outdoors e os anúncios [no Facebook]".

A família Trump tinha já iniciado uma série de processos judicias contra entidades que aproveitaram a origem eslovena de Melania para fins comerciais ou contra pessoas que publicaram informações falsas sobre a primeira-dama.