"Temos a honra de apresentar ao Banco Alimentar a primeira doação de 2018. Obrigado a todos os que compraram bilhetes para o concerto da noite passada [1 de fevereiro] e nos ajudaram a angariar dinheiro para esta organização digna", lê-se numa nota publicada no site da banda.

Também o Banco Alimentar partilhou, na sua página de Facebook, a notícia. "Um exemplo! Os Metallica solidários apoiaram a luta contra a fome em Portugal. Grande banda que contribui com parte da sua receita para a comunidade desfavorecida. Todos tivessem idêntica preocupação social e o mundo seria mais equitativo", escreveu a instituição de solidariedade social.

Foi feita uma doação no valor de 18 mil euros, confirma a Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Ao SAPO24, Isabel Jonet conta que "os Metallica quiserem distinguir o trabalho do Banco Alimentar Contra a Fome".

"Encontrámo-nos com a banda e foi muito entusiasmante", conta a responsável. "Poderia parecer que um grupo com estas características não teria uma preocupação social e aquilo que vimos foi que realmente já conheciam o trabalho do Banco Alimentar, sabiam bem para onde queriam dirigir o seu donativo e tinham um interesse muito grande no nosso país e naquilo que é feito todos os dias pelos Bancos Alimentares na luta contra a fome."

"Foi um momento muito privilegiado para nós, poder contactar com a banda e privar com os músicos, mas sobretudo ver que realmente são pessoas muito boas e empenhadas".

A IPSS já deixou um convite à banda para visitar os armazéns do Banco Alimentar. "Ficou a promessa de que vinham cá conhecer-nos e sobretudo conhecer aquilo que vai ser possível fazer com este donativo", conta Isabel Jonet.

Os 18 mil euros vão ser repartidos pelos 21 Bancos Alimentares existentes no nosso país. "Vai ser utilizado nas despesas de funcionamento", afirma Isabel Jonet. "Este donativo é um contributo importantíssimo para a estrutura e foi isso que foi transmitido aos Metallica e à produtora", explica.

A responsável pelos Bancos Alimentares salienta a preocupação da banda em deixar uma marca junto das comunidades locais onde atuam e manifesta o desejo que este "gesto possa inspirar outras bandas a fazerem semelhante".

O compromisso filantrópico da banda não é de agora. Em 2017 a banda criou a organização "All Within My Hands foundation", nome que tem por base um tema do álbum de 2003, “St. Anger.”, “dedicada a ajudar e enriquecer as vidas dos membros das comunidades que apoiam a banda ao longo dos anos”.

Os Metallica subiram na passada quinta-feira, 1 de fevereiro, ao palco da Altice Arena, em Lisboa. O concerto ficou marcado pela homenagem a Zé Pedro. Os norte-americanos surpreenderam os fãs ao tocar um tema dos Xutos & Pontapés, "A Minha Casinha", dedicando-o ao mítico guitarrista do grupo de rock português.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.