“How can fashion change the world?” (“Como pode a moda mudar o mundo?”) é o tema das Fast Talks (conversas rápidas sobre moda) desta edição, que decorrem às 18:00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça do Município.

A moderação fica a cargo da criativa Joana Barrios e a discussão conta com a participação de Anna Lottersberger, da escola de moda e design italiana Domus Academy, Kino Fox, gestor de comunicação e empreendedor, e Priscila Alexandre, designer de moda portuguesa, atualmente a trabalhar na Hermès.

Este debate, de acordo com a organização, “pretende ser uma reflexão sobre as mudanças constantes da moda, uma troca de ideias entre designers, comunicadores e todos os agente envolvidos na indústria e criação de moda”.

“Quais são os seus desafios, dilemas e dificuldades que enfrentam como artistas individuais que podem ser resolvidos e solucionados de forma coletiva - ou ‘together’ [‘juntos’, tema desta edição da ModaLisboa]? A mudança está realmente em cada um de nós e existe sempre de forma isolada ou deve ser contextualizada pela comunidade criativa e cultural que a Associação ModaLisboa há 25 anos consegue assegurar?”, lê-se no ‘site’ da ModaLisboa.

Os desfiles desta edição começam na sexta-feira e decorrem até domingo em locais como o Pátio da Galé, o n.º 31 da Praça do Município, o Museu da Marinha, a Praça do Império e um stand de automóveis na Rua Nova de São Mamede.

Ao longo de três dias serão apresentadas as coleções de criadores como Ricardo Preto, Nuno Gama, Olga Noronha, Dino Alves, Filipe Faísca, Luís Carvalho e Nadir Tati.

Além dos desfiles, a programação da ModaLisboa inclui exposições e o Wonder Room, uma ‘pop-up store’ (loja temporária). Estas iniciativas estarão abertas ao público.

A ModaLisboa volta a contar com o apoio da Câmara de Lisboa, que, além da cedência de espaços, contribui com uma verba. O financiamento, tal como na edição anterior, é de 317.500 euros.

Em janeiro, a Câmara aprovou um novo protocolo de colaboração com a Associação ModaLisboa que prevê a realização de mais seis edições (duas em 2016, duas em 2017 e duas em 2018).