Contactada pela agência Lusa, a fonte adiantou que a ceia, "servida por voluntários, destina-se a pessoas que vivem sós ou a casais idosos sem família, na sua maioria com mais de 60 anos, sendo ainda partilhada com os utentes do refeitório social da paróquia".

O jantar acontece na véspera de Natal, às 19:30, no refeitório social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

A ementa inclui "todos os pratos de uma ceia tradicional de natal, o bacalhau e sobremesas tradicionais da época, não faltando o bolo-rei".

Depois da ceia, haverá "um convívio entre todos os participantes do Natal dos Sós, onde o pároco local, Artur Coutinho, fará a entrega de uma lembrança".

A tradição do Natal dos Sós foi iniciada, em 1985, pelo padre Artur Coutinho, "para que a solidão seja esquecida na noite da consoada, vivida em ambiente familiar e harmonioso, dentro da heterogeneidade".

Desde 2011, que a ceia conta com a presença do bispo da diocese, Anacleto Oliveira.

Antes da ceia, Anacleto Oliveira vai celebrar o Natal com os reclusos do estabelecimento prisional da cidade, e às 23:00 presidirá à Missa do Galo, na Sé Catedral de Viana do Castelo, celebração retomada em 2010.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.