Em 2011, Linda Perry, antiga vocalista das 4 Non Blondes, disse à Rolling Stone que nunca tinha sido grande fã da banda. Contudo, isso não a impediu de escrever “What’s Up?”, hino pop de 1992 que teve grande sucesso na Europa (foi número 1 em dez países, segundo a pouco-fiel-mas-ainda-assim-citável Wikipedia).

Linda pode não ser fã da produção musical criada à volta do tema, mas o que é um facto é que a música foi entoada por milhões de pessoas um pouco por todo o mundo – o sucesso nos EUA foi menor do que na Europa mas, ainda assim, bastante relevante – e as 4 Non Blondes ameaçavam tornar-se um dos mais promissores projetos musicais do início da década.

Contudo, de forma não tão inesperada quanto isso (as mudanças nos elementos da banda foram constantes nos seus curtos anos de existência), a banda terminou abruptamente em 1995, deixando apenas um álbum de estúdio gravado, intitulado “Bigger, Better, Faster, More!”.

“What’s Up?” é, acima de tudo, uma canção de falta de esperança e insatisfação. Falta de esperança no mundo (“Twenty-five years and my life is still, trying to get up that great big hill of hope, for a destination”). Insatisfação contra o machismo (“I realized quickly when I knew I should, that the world was made up of this brotherhood of man, for whatever that means”), ou não fosse a formação original da banda composta apenas por mulheres.

Depois das 4 Non Blondes, Linda Perry continuou a escrever canções para algumas das maiores artistas americanas (menos Katy Perry). É ela a autora de “Get The Party Started”, da já citada Pink, ou de “Beautiful”, de Christina Aguilera, tendo ainda escrito canções para outras divas pop como Alicia Keys ou Gwen Stefani.

A banda voltou a juntar-se em 2014 para uma atuação no âmbito de um evento sobre a igualdade de género e a música foi objeto de vários covers, dos quais se destacam os de Lady Gaga, Pink e, espantem-se!, He-Man (esse mesmo, a personagem de BD), num vídeo delirante que poderão encontrar num YouTube perto de vós.

Plays Spotify: 70 milhões

Plays YouTube: 160 milhões

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.