Pedro Veiga é jornalista e, num momento de transição entre trabalhos e enquanto se dedicava ao seu doutoramento, pensou desenvolver um projeto que juntasse duas das suas paixões: a criação (e edição) de conteúdos áudio – “para não perder a prática” – e a música portuguesa, “que passa uma fase de ouro na última década”.

Amante de podcasts, foi investigando e pensando como poderia concretizar este projeto, até que “esbarrou” em “Song Exploder”, formato que explora a construção de uma música, camada a camada. E foi essa a inspiração para o “Ponto de Indiferença”, podcast em que artistas nacionais explicam ao detalhe as suas canções, na primeira pessoa.

Já o “empurrão” para a concretização da ideia, foi dado pelos... Linda Martini. “No Super Bock Super Rock de 2015 (...) cruzei-me com o André Henriques [dos Linda Martini] e disse-lhe que estava a pensar fazer um podcast com este formato e ele disse ‘Isso parece-me altamente, se avançares fala connosco que estamos super disponíveis para participar’. E foi o kick que faltava.”

Para além dos Linda Martini, nomes como Noiserv, Batida, PAUS, Moullinex, DJ Ride ou PZ já passaram pelo “Ponto de Indiferença” para falar sobre a construção de uma música, “descascando-a” camada a camada, como a uma cebola.

Olhando para a lista episódios, é possível afirmar que o panorama musical alternativo (ou menos mainstream, se quisermos) domina os convidados. O mainstream ou os estilos musicais mais populares não têm lugar? Tem, claro. No futuro, “queria ter 3 ou 4 artistas ‘fora da caixa’: Ana Malhoa, Quim Barreiros...”. E estão já “prometidos” dois nomes ligados ao hip-hop e ao R&B: Valete e NBC.

Para o final, deixa um desejo: “gostava de fazer uma temporada ‘old school’, com artistas com mais de 20 anos de carreira: José Cid, Rui Veloso, Clã, Jorge Palma...”, mesmo sabendo que a maior parte das músicas desses artistas que seriam mais interessantes de abordar foram, provavelmente, gravadas “em fita”, pelo que o acesso a pistas de gravação individuais – cujos sons são reproduzidos no podcast – ficaria assim impossibilitado e poderia desvirtuar o conceito do projeto.

Os episódios de “Ponto de Indiferença” podem ser ouvidos no Soundcloud, no iTunes ou no Stitcher.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.